BASF lança websérie “O Legado” inspirada em histórias reais da agricultura brasileira

Foto: Divulgação / BASF.

A partir de hoje, você vai conhecer a família Boaventura e acompanhar alguns dos muitos desafios dos agricultores, entre eles a sucessão familiar. A websérie “O Legado” retrata a realidade de homens e mulheres que dedicaram a vida à agricultura, investiram em inovação e tecnologia e hoje colhem os frutos deste esforço. O que fazer com este legado é o que vai indicar o caminho do futuro.            

Esta história começa a ser contada no primeiro episódio da websérie “O Legado”. Dividido em três episódios, o filme foi feito para ser compartilhado pelas redes sociais. Agricultores parceiros da BASF já receberam o conteúdo com exclusividade via WhatsApp. O primeiro episódio está disponível em um site especial. O conteúdo também pode ser acessado no Canal BASF Agro Brasil e demais plataformas digitais da empresa.

A série marca a nova fase do posicionamento da marca “BASF na Agricultura.  Juntos pelo seu Legado”, lançada em 2018 com a música Legado interpretada por Renato Teixeira e Lucyana Villar. Agora, a canção serve como fio condutor da produção audiovisual para abordar os desafios da família Boaventura.

A filha, Mariana, é chamada pelos pais para ajudar na fazenda e assumir o negócio. O problema é que Mariana já tem outra carreira na cidade. Alinhada à realidade brasileira, a série traz a força da presença feminina no campo: cerca de 30% das agricultoras ocupam cargos de liderança, segundo levantamento da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA).

“A música tocou os corações dos agricultores. Agora, a websérie ilustra os desafios do campo e as escolhas necessárias para perpetuar  o legado da família. Não existe um único caminho, mas buscamos histórias reais para nos inspirarmos. Esta é a materialização do nosso compromisso com o agricultor“, afirma Eduado Novaes, diretor de Marketing da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.

Quem se emocionou com o vídeo foi a agricultora Simone, 29 anos, filha mais velha da família Martelli de Campo Novo dos Parecis (MT). “Eu me identifiquei com a história. É a realidade que acontece em várias famílias quando os filhos saem para estudar. A preocupação dos pais para saber se os filhos vão voltar, porque eles contruíram tudo com um propósito”, explica Simone.

O Legado nas redes

O roteiro e a produção da série foram pensados no formato vertical, para assistir pelo celular. Os agricultores também terão acesso a conteúdos especiais e serão convidados a contar sobre seu próprio legado, em uma seção criada exclusivamente para a campanha no portal da BASF Agro.

A fazenda terá um Instagram próprio: @boaventura_fazenda.  A música “Legado” estará disponível no Cifra Club para quem quiser tocar junto. E até o bolo de milho que a mãe, Dona Inês, faz para sua filha estará no site Tudo Gostoso. Com a proposta de ter uma comunicação próxima do agricultor, a campanha conta ainda com extras que abordam conteúdos técnicos.

O projeto é uma cocriação da agência Santa Clara em parceria com a produtora La Casa de La Madre. “A nossa intenção é materializar o conceito de ‘Legado’ de formas cada vez mais diversas. Assim, o conteúdo audiovisual serviu para ‘dar cara’ à música que apresentamos na primeira fase da campanha. Da narrativa ao formato da websérie, a ideia é acompanhar os hábitos de consumo dos agricultores. Trata-se de uma estratégia totalmente inovadora no segmento e que estabelece um diálogo coerente entre a marca e seu público”, afirma Fernando Campos, sócio e CCO da Santa Clara.