BASF lança solução para ferrugem asiática e mancha-alvo durante a Expodireto Cotrijal

Foto: Divulgação / BASF.

Rio Grande do Sul é um dos estados com maior número de registros de ferrugem asiática na safra 2019/20 de acordo com o monitoramento do Consórcio Antiferrugem. As perdas com a doença podem reduzir em até 90% o rendimento de grãos das lavouras de soja se não houver o manejo adequado. A doença pode ser mais comum no Sul do país, de acordo com às condições do clima da região.

A BASF apresenta ao mercado o fungicida Aumenax® para o controle de doenças como a ferrugem asiática da soja durante a 21ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS). A novidade estará disponível para os agricultores na safra 2020/21.

“Aumenax® é uma ferramenta para o manejo de resistência de doenças como a ferrugem asiática, contendo a combinação de fungicida multissítio a um fungicida do grupo das carboxamidas. A solução apresenta alta eficiência de controle de importantes doenças, garantindo mais sustentabilidade do sistema produtivo para futuras safras”, afirma o pesquisador Lucas Navarini.

Por ser uma doença muito agressiva, as aplicações preventivas são indicadas para um controle eficiente. A ferrugem asiática pode ocorrer em qualquer fase de desenvolvimento das plantas. Além dos danos causados nas folhas, há prejuízos à formação de grãos e ao enchimento de vagens, com redução do peso final dos grãos, comprometendo o resultado do cultivo.

“Aumenax® é voltado para as primeiras aplicações de fungicidas nas lavouras de soja. A tecnologia destaca-se pela conveniência e eficiência. É uma formulação líquida de baixa dosagem, fácil diluição e que não causa entupimento nas pontas do pulverizador”, afirma Hélio Cabral, gerente de Marketing de Soja da BASF.

A novidade também é indicada para o manejo da mancha-alvo, mais comum no Centro-Oeste. A incidência da doença tem aumentado nas últimas safras provocando perdas significativas no rendimento de grãos. A mancha-alvo pode causar perdas de até 40% de produtividade na lavoura de soja se nenhuma forma de controle for realizada. As manchas nas folhas e a desfolha são os principais sintomas.

Aumenax® possui alta performance para o controle das principais doenças da soja, como a mancha-alvo e a ferrugem asiática. A formulação inovadora foi desenvolvida para ser uma grande aliada no manejo eficiente da lavoura e para dar mais praticidade e conveniência para o agricultor.

Sobre a Expodireto Cotrijal

Onde: RS-142, km 24, Centro, Não-Me-Toque – RS, CEP: 99470-000

Data: 2 a 6 de março de 2020

Website: www.expodireto.cotrijal.com.br