BASF lança novo clearcoat para veículos

07-20-17_BASFiGloss2A BASF apresentou um estudo de caso relacionado ao primeiro uso, bem-sucedido, de sua tecnologia iGloss®, clearcoat resistente a arranhões. A apresentação aconteceu na América do Norte durante a 29ª Conferência anual SURCAR.

Um fabricante global de equipamentos originais automotivos (OEM) adotou a tecnologia iGloss em uma das suas fábricas de produção norte-americana, para ajudar na obtenção de uma proteção duradoura em seus veículos. O cliente verificou que a resistência a arranhões e a aparência melhoraram mais de 25% com o uso da tecnologia do clearcoat iGloss.

“A tecnologia do clearcoat iGloss fornece um acabamento superior e duradouro, protegendo contra microarranhões”, afirma Bill Kosteniuk, gerente de Contas Asiáticas da BASF para a América do Norte. “A parceria com o cliente permitiu à BASF ajudá-los a atender e superar as expectativas de qualidade de seus clientes”.

“Na América do Sul, nossa operação de tintas automotivas está 100% preparada para atender futuras demandas desta tecnologia. Estamos trabalhando em negociações comerciais com os fabricantes para que os consumidores possam, em breve, contar com o clearcoat iGloss”, comenta Marcos Fernandes, diretor da divisão de Tintas da BASF para a América do Sul. 

As montadoras utilizam, há muito tempo, o clearcoat para conferir aos seus veículos uma aparência brilhante, ajudando a proteger seu exterior de influências ambientais e desgaste. A tecnologia iGloss da BASF usa uma química diferente para o clearcoat, que combina o acabamento flexível, elástico e a alta resistência à intempérie dos componentes inorgânicos com a resistência superior aos arranhões, das nanopartículas inorgânicas de natureza vítrea.

Tal combinação possibilita que o iGloss repare arranhões menores por meio da “refusão instantânea”, na qual o clearcoat se recupera rapidamente das pressões externas, como as causadas pelas cerdas da escova ao lavarmos o carro. Assim, o clearcoat recupera 90% da deformação causada pelo arranhão, enquanto que os clearcoats convencionais só recuperam cerca de 70%.

A tecnologia iGloss não apenas repara arranhões menores, mas também oferece uma maior resistência a eles e também às intempéries. As propriedades químicas exclusivas permitem uma alta retenção de brilho no veículo, mesmo após inúmeros ciclos de exposição a arranhões e testes de ação acelerada do tempo, que apresentaram condições extremas de temperatura e radiação.

Foto: Divulgação BASF