BASF investe em materiais para baterias de veículos elétricos

Foto: Divulgação / BASF.

Como parte do plano de investimentos para apoiar a cadeia de valor de veículos elétricos na Europa, a BASF anuncia um novo local de produção de materiais para baterias em Schwarzheide, na Alemanha. Essa fábrica de última geração produzirá materiais de cátodo ativo (CAM) com capacidade inicial que permitirá o fornecimento de cerca de 400 mil veículos elétricos completos por ano, com materiais para bateria da BASF. Os inovadores materiais catódicos da BASF aumentam o desempenho das baterias, promovendo o sucesso da mobilidade amiga do meio ambiente.

O projeto modular e a infraestrutura da fábrica de Schwarzheide permitem um rápido aumento na produção, permitindo que a BASF atenda à crescente demanda dos clientes no mercado europeu de veículos elétricos. A nova planta usará precursores (PCAM) da base da BASF, anteriormente anunciada, em Harjavalta, na Finlândia. O início das operações das duas fábricas está previsto para 2022.

“As fábricas na Finlândia e na Alemanha oferecerão aos nossos clientes o acesso confiável a materiais ativos de cátodo de níquel, sob medida, próximo às instalações de fabricação europeias”, afirma Peter Schuhmacher, presidente da divisão de Catalisadores da BASF. Com esses investimentos na Finlândia e na Alemanha, a BASF será o primeiro fornecedor de material catódico ativo com capacidade de produção local nos três principais mercados da atualidade: Ásia, Estados Unidos e Europa. A BASF se tornará o fornecedor líder em uma cadeia de suprimentos confiáveis, sustentáveis e com base europeia, que incluirá o fornecimento de metais básicos, principalmente níquel e cobalto, além da produção de precursores e de material catódico dentro de uma região.

A planta industrial de Schwarzheide utiliza de uma fábrica de turbina a gás e a vapor com eficiência energética que opera com o princípio da geração combinada de calor e energia. Atualmente, está sendo modernizada para aumentar ainda mais sua ecoeficiência. Até a fábrica de materiais para baterias ser comissionada, a integração de energias renováveis também está sendo planejada. A fábrica em Harjavalta utilizará recursos de energia renovável, incluindo energia hidrelétrica, eólica e com base em biomassa. Esse mix vantajoso de matrizes energéticas fornecerá ao CAM uma pegada muito baixa de CO2.

Os investimentos nas duas fábricas reforçam o apoio da BASF à agenda da Comissão Europeia em direção a uma cadeia de valor de produção de baterias e fazem parte do “Important Project of Common European Interest (IPCEI)” (Projetos Importantes de Interesse Europeu Comum), aprovado pela Comissão Europeia no dia 9 de dezembro de 2019 sob as regras de auxílio estatal da União Europeia.

“Enquanto essas tecnologias não chegam ao Brasil, o potencial maior na região segue com os biocombustíveis, como etanol e biodiesel. A área de Catalisadores, que tem produção local em Indaiatuba, está pronta para suportar projetos e desenvolvimentos, atendendo os desafios que estão surgindo”, afirma Letícia Mendonça, diretora da Unidade de Catalisadores da BASF para a América do Sul.