BASF expande investimentos no segmento de calçados

A BASF anuncia novos investimentos para fortalecer sua presença no mercado mundial de calçados: abertura de novos Centros de Desenvolvimento de Calçados nos EUA e Tailândia, lançamento de um Centro de Inovação em Calçados em Taiwan e a expansão do Centro de Desenvolvimento de Calçados na Itália. Reunindo um time dedicado de engenheiros de processos, especialistas em calçados e técnicos, com o que há de mais moderno em tecnologia e maquinário, esses centros serão uma espécie de plataforma global para formular e testar inovações de material, refinar processos e avaliar conceitos nos ambientes de produção em larga escala.

A atuação no setor também tem destaque no Brasil, onde a companhia possui um laboratório de desenvolvimento que favorece o trabalho colaborativo com os fabricantes durante o processo de desenvolvimento, aprimorando tecnologias ou desenvolvendo novas soluções que reúnam inovação e sustentabilidade. As soluções são, inclusive, disponibilizadas por uma plataforma digital exclusiva, a www.shop.basf.com.br/calcados.

Novos Centros de Desenvolvimento de Calçados

Instalado em Wyandotte, Michigan, o Centro de Desenvolvimento de Calçados é um laboratório de 185 m² totalmente equipado, com avançado maquinário de calçados para desenvolver solado externo, entressola e sola unitária. O Centro ajuda os designers a darem vida às suas visões e melhora a velocidade com que os clientes alcançam o mercado, com testes de novos materiais e produção de protótipos, por meio de moldagem por injeção direta de poliuretano.

“Com o Centro de Desenvolvimento de Calçados, a BASF está ajudando os clientes a conduzir a inovação no setor e fazer o futuro acontecer agora”, considera Pete Zorney, diretor de negócios para Bens de Consumo da BASF América do Norte.

Recentemente a BASF também expandiu seu Centro de Desenvolvimento de Calçados na Itália, além de abrir um novo centro na Tailândia. Os dois centros têm maquinário novo, com tecnologia de moldagem por injeção direta, além de showrooms que destacam a experiência de décadas da BASF na fabricação de produtos inovadores.

“O Centro de Desenvolvimento de Calçados na Itália é considerado pioneiro na indústria, tendo sido o primeiro a reunir expertise em material e inovação sob o mesmo teto, nesse polo de modas e calçados”, afirma Thomas Bartz, gerente de Bens de Consumo da BASF Europa. “Agora podemos conectar os designers e as marcas de calçados à inovação de material e produção, seja na Europa, nos EUA ou na Ásia. Tudo isso foi possível graças a nossos centros de calçados no mundo todo”. 

Taiwan deve ganhar Centro de Inovação em Calçados

No último trimestre a BASF também lançará o Centro de Inovação em Calçados em Taiwan, para fortalecer ainda mais suas competências e abordagens de co-desenvolvimento com clientes na Ásia-Pacífico. Estrategicamente localizado em Taiwan, o Centro oferecerá aos profissionais de calçados uma experiência em primeira mão sobre como os materiais da BASF podem ajudar a desenvolver os calçados do futuro, usando modernos processos de fabricação em questões como conforto, desempenho, qualidade e design.

Soluções da BASF dando forma ao futuro dos materiais para calçados

Em colaboração com a Longterm Concept, a BASF apresentou recentemente o X-Swift, um calçado athleisure polivalente, apresentando suas tecnologias de performance. A empresa também apresentará um novo conceito inovador de calçados, que será destaque na próxima Feira A+A em Düsseldorf, Alemanha.

“Com mais de 40 anos de rica experiência no segmento de materiais para calçados, temos orgulho de nossas inovações, como o Infinergy®, a entressola de PU com alto amortecimento, ou novas classes de poliuretano termoplástico, que revolucionaram o cenário da indústria de calçados. Nossos investimentos recentes neste segmento demonstram nosso compromisso com a indústria. Esperamos desenvolver inovações ainda mais animadoras no futuro”, diz Andy Postlethwaite, vice-presidente sênior de Materiais de Performance da BASF Ásia-Pacífico.