BASF exibe soluções para todo o ciclo de vida de embalagens na Interpack 2020

Foto: Divulgação / BASF.

Uma ampla diversidade de plásticos, dispersões para adesivos, resinas e aditivos para tintas de impressão e revestimentos de barreira da BASF farão parte da Interpack 2020, feira internacional de embalagens que será realizada em Düsseldorf, Alemanha, de 7 a 13 de maio. As soluções, apresentadas pelos especialistas da BTC Europe, organização europeia de distribuição da BASF, concentram-se em todo o ciclo de vida dos produtos de embalagem, desde a produção e uso, incluindo as opções de recuperação no final de sua vida útil. Reduzem a pegada ambiental, enquanto permanecem economicamente e socialmente viáveis.

Em termos de produção, o foco é alcançar a eficiência do processo, a eficácia do produto e as emissões reduzidas com o uso de matérias-primas alternativas. A BASF planeja exibir produtos feitos de matérias-primas de base biológica obtidas de fontes responsáveis, bem como produtos feitos de resíduos de plástico reciclado. O uso de matéria-prima alternativa ajuda a conservar combustíveis fósseis, reduz as emissões de gases de efeito estufa e diversifica a gama de produtos. Além disso, a abordagem Mass Balance garante que mais matérias-primas provenientes de resíduos orgânicos e óleos vegetais ou resíduos de plástico sejam usadas no sistema de produção Verbund da BASF.

A matéria-prima alternativa é adicionada no início do sistema de produção Verbund e depois alocada aos respectivos produtos de vendas usando um método certificado independente. Os produtos oferecem a mesma qualidade e propriedades.

No final de sua vida útil, a opção de recuperação mais apropriada deve ser escolhida para gerenciar os resíduos de embalagens para evitar que sejam enviados para aterros ou incineração. A empresa exibirá soluções para a reciclagem química, mecânica e orgânica de produtos de embalagem. O projeto ChemCycling™ da BASF se concentra na reciclagem de produtos químicos para fornecer material de qualidade virgem com base em resíduos de plástico reciclado, permitindo a recuperação de alto valor também de plásticos para os quais atualmente não existem outras soluções ou capacidades de reciclagem. Em termos de soluções de reciclagem mecânica, a BASF tem desenvolvido adesivos especiais para embalagens flexíveis que facilitam a separação de estruturas multicamadas. Ademais, materiais compostáveis certificados facilitam a coleta e a reciclagem de resíduos orgânicos em grandes quantidades. Isso neutraliza a ineficiência e os gases de efeito estufa emitidos por outras formas de descarte de resíduos orgânicos. Ao mesmo tempo, é produzido composto de alta qualidade ou matéria-prima orgânica que pode ser usada para novos produtos.