BASF é parceira na fabricação de calçados casuais durante a Fimec 2019

Foto: Divulgação BASF

Para apresentar o conforto, durabilidade e maior produtividade industrial que suas tecnologias em PU proporcionam aos calçados casuais, a BASF será parceira na produção dos calçados da Kildare e da Arezzo na Fábrica Conceito da 43ª Fimec, Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, realizada de 26 a 28 de fevereiro, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Além de participar da fabricação dos calçados, a empresa apresentará seu amplo portfólio em soluções em PU e TPU para a indústria calçadista de casuais, esportivos e segurança.

“A Fimec é um fórum extremamente relevante, uma oportunidade estratégica para mostrar como é a operação e as vantagens produtivas das soluções que oferecemos para essa indústria, que é madura e ansiosa por novidades”, afirma Maria Cecilia Garcia, gerente de negócios de Materiais de Performance da BASF para América do Sul.

A Fábrica Conceito mostra a fabricação de calçados em tempo real, apresentando aplicabilidade dos processos tecnológicos e dos produtos expostos no evento. Com a Kildare foi desenvolvido um calçado esportivo em sistema de poliuretano bidensidade com propriedade antiestresse, uma característica que promove a dissipação da carga de energia estática, que seria acumulada no corpo, através dos pés, durante o uso do calçado. O solado também tem propriedades de longa vida, com garantia de durabilidade de suas propriedades, resistência à abrasão, grip, enquanto a palmilha oferece maciez, conforto e absorção do impacto.

Na parceria com a Arezzo foi desenvolvido um tênis casual em couro com solado aplicado por injeção direta em PU, sistema que permite um ganho significativo de produtividade. Também com tecnologia antiestresse, a solução garante absorção do impacto da pisada, resultando em um calçado com leveza, flexibilidade e muito conforto. O fabricante aplicou a cor branca, que é tendência de moda em solados e, com apoio da BASF, chegou a uma solução que ameniza o amarelamento do PU.

“Temos o compromisso de transformar as principais tendências do mercado em novos materiais para os fabricantes do setor”, afirma Rudnei Assis, especialista de Mercado Footwear da BASF. O projeto da Fábrica Conceito envolve o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e os alunos do Instituto Senai de Tecnologia do Calçado, e tem também o intuito de oferecer capacitação profissional. No final do evento, todos os calçados produzidos serão doados. “É uma grande satisfação participar desse projeto que, além de promover o desenvolvimento profissional e industrial, oferece também relevante contribuição social”, considera Assis.

Há mais de quarenta anos, a BASF é uma das principais fornecedoras de materiais para a indústria calçadista e investe em pesquisas para novas soluções e materiais que possam agregar valor aos negócios de seus clientes. Com laboratório de desenvolvimento local, a BASF colabora diretamente com fabricantes durante o processo de desenvolvimento, aprimorando tecnologias ou desenvolvendo novas soluções que reúnam inovação e sustentabilidade.

A Fimec é a maior feira do setor na América Latina e reuniu em sua última edição mais de 500 expositores e um público profissional e qualificado de mais de 37 países.  Há informações sobre o evento no site www.fimec.com.br.