BASF é eleita a empresa mais sustentável do ano pelo Guia Exame de Sustentabilidade

A edição 2019 do Guia Exame de Sustentabilidade elegeu a empresa alemã BASF como a mais sustentável do ano. A reciclagem química, processo que reintroduz o plástico na cadeia de produção, representou uma transformação radical no modelo de negócios e garantiu o destaque da empresa.

O avanço tecnológico introduz um método inovador capaz de reduzir o impacto ambiental da fabricação do plástico. O ciclo de produção fechado, no qual a produção é reciclada quimicamente para originar outros materiais, tem influência na taxa mundial de reuso de plástico. De acordo com uma pesquisa da consultoria McKinsey, a reciclagem pode aumentar essa taxa de 16% para 50%.

Em entrevista à publicação, Manfredo Rübens, presidente da BASF na América Latina e Vice-Presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, destacou a preocupação da empresa com as emissões, afirmando que o crescimento em carbono será neutro. “Vamos avançar sem elevar as emissões”, completa Rübens.

Manfredo Rübens. Foto: Divulgação/BASF

Outros projetos da BASF evidenciam a preocupação com o agronegócio (desenvolvimento do setor de defensivos biológicos) e com a diversidade nas estruturas internas da empresa.

Desde 2008, o Guia Exame de Sustentabilidade recebe inscrições de empresas que operam no Brasil e elabora um ranking com as que mais se destacaram em relação a inovações e adaptações na área da sustentabilidade.

Além da BASF, outros associados da Câmara Brasil-Alemanha também receberam destaque na publicação. A Siemens foi citada pelos 45% de sua receita representados por produtos que defendam o meio ambiente. Esse portfólio contribui para a redução das emissões de CO2.

No setor financeiro, o programa Santander Prospera Finanças é referenciado por ter impulsionado milhares de empreendedores nos últimos 16 anos e representar uma das iniciativas do Banco Santander em prol da inclusão financeira.