BASF destaca monitoramento digital para aumentar a produtividade de milho e soja

Foto: Divulgação BASF

O milho vai ganhando espaço nas lavouras paranaenses após o início da colheita da soja. Cerca de 20% da soja já foi colhida e 30% do milho acaba de ser semeado no estado de acordo com o Deral, Departamento de Economia Rural do Paraná. Durante o Show Rural Coopavel, de 04 a 08 de fevereiro em Cascavel, os agricultores podem ter orientações sobre ambos os cultivos no estande da BASF.

Nesta época, quem ainda tem soja no campo deve cuidar com as doenças fúngicas, especialmente a ferrugem asiática. A aplicação do fungicida Versatilis, associado ao Status®, é indicada por especialistas como Helio Cabral, gerente de Marketing Soja da BASF. “A dessecação para a colheita com o herbicida dessecante Finale® permite uniformidade e qualidade ao grão”, recomenda Cabral.

Segunda Safra
É grande a expectativa para a segunda safra de milho no Paraná. A previsão é que a área cultivada do cereal aumente 4% no estado, totalizando cerca de 2,2 milhões de hectares. A produtividade deve crescer mais de 30%, com produção em torno de 12,7 milhões de toneladas no estado, aponta o Deral.

O resultado positivo na segunda safra será alcançado se o produtor realizar o manejo correto das lavouras. Quanto as pragas, é importante o monitoramento e controle da lagarta-do-cartucho com a aplicação do produto inseticida Imunit. Outro cuidado essencial é com o controle dos fungos que podem causar doenças como a mancha branca. Neste caso, a orientação é para o uso de produtos fungicidas como Orkestra SC e Abacus HC.

Portfólio com novidades
Pela primeira vez, a BASF apresenta o portfólio de sementes no Show Rural Coopavel. As sementes de soja Credenz e SoyTech são opções para o planejamento da safra 2019/2020. Um dos destaques é a variedade BS 2606 IPRO, que é altamente adaptada para a produção no estado do Paraná. “Esta cultivar oferece sanidade radicular, resistência à fitóftora e alto teto produtivo“, explica Daniel Schardong Gobbi, gerente de licenciamento SoyTech da BASF.

Digital
A BASF oferece o serviço de Monitoramento Digital das lavouras durante a feira. A empresa é referência em inovação e parcerias com startups. Desde 2016, a BASF promove o AgroStart, programa de aceleração de startups. Almir Araújo, responsável pela área de Agricultura Digital da BASF para América Latina, afirma que as soluções digitais otimizam o uso de produtos e serviços, contribuindo para a rentabilidade do negócio e o legado da agricultura. Araújo participará do 1º Show Rural Digital, destacando a importância do empreendedorismo no agronegócio.