BASF conclui aquisição do negócio de poliamida da Solvay

Foto: Divulgação / BASF.

Em 31 de janeiro de 2020, a BASF concluiu a aquisição do negócio de poliamida (PA 6.6) da Solvay. A transação amplia os recursos de poliamida da BASF por meio dos produtos inovadores e conhecidos, como os da marca Technyl®. Isso permite que a BASF ofereça a seus clientes um suporte ainda melhor em soluções de plásticos de engenharia como, por exemplo, para direção autônoma e mobilidade elétrica. A transação também reforça o acesso da empresa a mercados em crescimento na Ásia, América do Norte e América do Sul. Por meio da integração vertical com a principal matéria-prima, a adiponitrila (ADN), a BASF estará presente em toda a cadeia de valor da poliamida 6.6, incrementando sua confiabilidade em termos de fornecimento. O preço de compra do negócio de poliamida adquirido pela BASF, à vista e isento de dívidas totaliza € 1,3 bilhão, sendo que as vendas geradas em 2018 foram de aproximadamente € 1,0 bilhão. O negócio será integrado às divisões de Materiais de Performance e Monômeros da BASF.

“Com um portfólio mais amplo, uma presença regional mais forte e maior confiabilidade em termos de fornecimento, a BASF trará benefícios significativos aos nossos clientes”, comentou Wayne T. Smith, membro da Junta Diretiva da BASF SE. “A aquisição representa o nosso forte compromisso com os negócios de poliamida globalmente”.

A transação entre a Solvay e a BASF inclui oito unidades de produção na Alemanha, França, China, Índia, Coréia do Sul, Brasil e México, além de centros de pesquisa e desenvolvimento e centros de consultoria técnica na Ásia, América do Norte e do América do Sul. Além disso, engloba participações de duas joint ventures na França: a participação de 50% da Solvay na joint venture da  Butachimie com a Invista, para a fabricação de adiponitrila (ADN) e hexametilenodiamina (HMD), e uma participação de 51% na nova joint venture Alsachimie entre a BASF e a DOMO Chemicals, para fabricação de ácido adípico.

Com a conclusão da transação, cerca de 700 colaboradores da Solvay ingressam na BASF. A joint venture da Alsachimie com a BASF e a DOMO Chemicals na França emprega aproximadamente 650 colaboradores e a  joint venture Butachimie entre a BASF e a Invista possui aproximadamente 400 colaboradores.

Em setembro de 2017, a BASF assinou um acordo com a Solvay sobre a aquisição do negócio global de poliamida, sujeito à aprovação das autoridades antitruste relevantes. A  Comissão da União Europeia aprovou a aquisição do negócio de poliamida, sob certas condições, em 18 de janeiro de 2019. Essas condições exigiram a venda de partes do escopo original da transação a terceiros, especificamente as plantas de produção da Solvay e os recursos de inovação no campo de plásticos de engenharia na Europa. A DOMO Chemicals, em Leuna, na Alemanha, foi aprovada pela Comissão da U.E como compradora. A transação entre a Solvay e a DOMO Chemicals também foi concluída em 31 de janeiro de 2020.