Alunos do Colégio Humboldt produzem livro sobre o tema “diferença” sob um olhar social

Os alunos do 11ºs ano do Colégio Humboldt – instituição bilíngue e multicultural (português/alemão), localizada em Interlagos (SP) – produziram o e-book “Vozes da Diversidade Reunidas” (ISBN: 978-85-61221-18-8/disponível no site do Colégio gratuitamente para tratar sobre o tema “diferença” e suas diversas manifestações sob um olhar analítico e social.

Criado pelas professoras de Língua Portuguesa dos 11ºs anos, Daniella Barbosa Buttler e Danielle Toledo, o projeto tem como objetivo ensinar os estudantes a utilizarem ferramentas eletrônicas para criação de e-books, além de fomentar a crítica à realidade por meio da desconstrução de estigmas pré-estabelecidos.

“Sabemos que a redação tem um peso especial na vida de nossos estudantes, temos consciência da nossa responsabilidade, por isso, a preocupação em aprofundar o trabalho com texto dissertativo-argumentativo de forma interdisciplinar”, explica a professora Daniella Barbosa Buttler. “Publicar um livro foi um modo de motivar os alunos a escreverem também com mais compromisso e autonomia e para isso, a execução do projeto foi desenvolvida por uma equipe: professores das turmas e também pela revisora Letícia Santos, que acompanha as redações dos meninos mensalmente”, salienta.

Segundo as professoras, para atingir as principais propostas do projeto, foram definidas metas. “A primeira delas é a produção de textos, como matéria-prima para a produção do livro. Ainda dentro deste objetivo, buscamos também trazer o exercício da leitura crítica, com a revisão dos textos e a reflexão sobre a sua própria escrita, com as observações feitas pelos colegas”.

A professora Danielle Toledo ressalta o uso de comunicações não verbais, uma vez que os alunos podem produzir fotografias ou ilustrações para acompanhar os textos. Ainda, o projeto busca mostrar aos alunos como publicar um livro, descobrindo de um meio legítimo de disseminação de ideias, como a oficialização da obra por meio do ISBN.

Na prática

Para tornar o projeto realidade, os alunos participaram de aulas, pesquisas e debates a respeito do tema e, em seguida, produziram textos e imagens para ilustrá-los. Após esse primeiro momento, a turma foi dividia em cargos: editores de classe, que revisam textos e ajudam a definir a identidade visual do livro; diagramadores, que reúnem e organizam os textos; e capistas, desenvolvendo layout da capa e quarta capa do livro.

As professoras e revisora do projeto fizeram papéis de editores chefes, auxiliares durante a edição dos textos e, por fim, realizando uma eleição para definir a capa e o título do livro.

“Esperamos, com esta experiência, que os alunos amplifiquem seus aprendizados em relação à disseminação de ideias em um meio eletrônico, bem como percebam sua responsabilidade sobre a opinião que veiculam nele. Com esse projeto, buscamos formar cidadãos críticos e conscientes da sua responsabilidade”, finaliza a professora Daniella.

Foto: Divulgação Colégio Humboldt