Aldeias Infantis e UNICEF firmam parceria para acolher crianças venezuelanas

Foto: Divulgação / UNICEF.

Para acolher e dar assistência a crianças e adolescentes venezuelanos desacompanhados e separados dos pais ou responsáveis, a Aldeias Infantis SOS Brasil firmou uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) por seis meses. As casas lares iniciaram as suas atividades no estado de Roraima, nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, nos dias 18 e 20 de dezembro, respectivamente. São disponibilizadas 20 vagas para o acolhimento de crianças e adolescentes.

O serviço conta com profissionais de atenção direta e com equipes de psicólogos e assistentes sociais, que trabalham no acompanhamento e busca ativa dos familiares de cada criança e adolescente encaminhados pelas Varas da Infância e Juventude das duas cidades. O acolhimento é acompanhado de ações para garantir o desenvolvimento e a inclusão das crianças e adolescentes nos serviços públicos dos municípios.

Desde 2017, mais de 200 mil venezuelanos já entraram no Brasil buscando refúgio. Dentre esses, quase 10 mil são crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, de acordo com dados da UNICEF. Um levantamento da Defensoria Pública da União (DPU) ainda aponta um cenário mais alarmante, entre agosto de 2018 e junho de 2019, quase 400 crianças chegaram ao Brasil desacompanhadas e separadas de seus familiares.

“Esta ação nos possibilita levar nossas experiências e metodologia de trabalho para garantir os direitos fundamentais dessas crianças e adolescentes”, afirma Sérgio Eduardo Marques, Sub-Gestor Nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil.

A organização humanitária global, líder em cuidado infantil, já atua no acolhimento e assistência de famílias venezuelanas por meio do programa Brasil Sem Fronteiras, realizado em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Desde 2017, cerca de 1.500 pessoas, sendo 700 crianças e adolescentes e 370 famílias, já receberam assistência da ONG no Brasil. O programa de interiorização da Aldeias Infantis atua no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.