AHK Rio promove evento sobre indústria alemã e o mercado de óleo e gás

Foto: Divulgação / AHK Rio.

O Centro de Convenções Bolsa do Rio recebeu, no dia 02 de outubro, o almoço-palestra sobre a “Indústria Alemã e o Mercado de Óleo e Gás”, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio). O evento contou com a presença de Décio Oddone, diretor-geral da ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis; Jens Hüren, diretor da MAN Energy Solutions; e Júlio César Moreira – Novos Negócios e Assuntos Governamentais – Wintershall Dea, que apresentaram ao público as inovações e expectativas do setor para os próximos anos.

O evento foi aberto pelo diretor-executivo da Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio), Hanno Erwes que agradeceu a presença de todos e reforçou a força da AHK Rio no incentivo do setor de O&G. Entre os palestrantes, o primeiro a falar foi Délcio Oddone, que deu um panorama geral do setor desde as transformações provenientes da crise do petróleo e gás, em 2014, até hoje, às vésperas do leilão de excedentes da cessão onerosa, que segundo ele acontecerá no dia 6 de novembro. Ele citou algumas das principais transformações do setor, “A primeira delas foi a transição da economia para uma economia de baixo carbono, que também está associada à mudança de perspectiva do setor do petróleo”, afirmou Oddone, que ainda destacou os resultados para o futuro do óleo e gás, que bateu recordes no mês de agosto. “Ao fim da próxima década o Brasil terá condições de produzir cerca de 7 milhões de barris diários de petróleo”. Délcio ainda afirmou que as principais reformas estruturantes estão sendo feitas e que o Brasil pode esperar grandes reformas para o futuro.

Jens Hüren, diretor, MAN Energy Solutions, que trouxe uma visão no mercado de óleo e gás brasileiro, além de motivos para investimentos de empresas alemãs no Brasil. Entre alguns dos pontos apresentados Hüren destacou: a alta tensão política no mundo Árabe; entrada de novos players e fornecedores com menos experiência no Brasil; e aumento da demanda em força de trabalho qualificada, além de outros. Vale destacar que a MAN Energy Solutions está presente em Manaus e no Rio de Janeiro em duas localidades, Macaé e Petrópolis.

Já Júlio César Moreira, aproveitou a oportunidade para falar um pouco mais sobre a Wintershall Dea, que tem mais de 125 anos de experiência na exploração e produção seguras de gás e petróleo. A empresa tem atuação hoje em vários pontos no mundo: Rússia, Norte da África, América Latina – recentemente no México e no Brasil – Ceará, Bacia do Potiguar, Bacia de Campos e Santos. “A Wintershall Dea está aberta a novas oportunidades e desafios e também está disposta a somar forças para vencê-los”.