ABSOLAR propõe programa solar fotovoltaico ao Governador do Piauí

Foto: Divulgação – ABSOLAR

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) acaba de apresentar ao Governador Estado do Piauí, Wellington Dias, a recomendação de estruturação de um programa estadual de desenvolvimento da energia solar fotovoltaica na região.

A proposta foi apresentada durante evento de lançamento da iniciativa piauiense de Parceria Público-Privada (PPP) de energia solar fotovoltaica, realizado nesta quarta-feira (13/02), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em São Paulo, com as presenças do presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, e do CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, além de secretários de estado, empresas do setor e autoridades públicas.

A iniciativa do governo do Piauí prevê a implantação, operação e manutenção de oito miniusinas de energia solar fotovoltaica no estado. O projeto deve viabilizar cerca de R$ 200 milhões em novos investimentos privados na região, proporcionando uma economia da ordem de R$ 7 milhões ao ano nos gastos com energia elétrica do poder público estadual.

A proposta de criação do Programa Piauí Solar, apresentada pela ABSOLAR, recomenda um conjunto de medidas de rápida implementação e com forte impacto positivo, visando acelerar o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica no Piuaí. Dentre as principais medidas, destacam-se: o estabelecimento de metas públicas e privadas de energia solar fotovoltaica; a incorporação da tecnologia junto à habitação popular; a ampliação do acesso a linhas de financiamento para pessoas físicas e jurídicas; a equiparação tributária com incentivos existentes em Minas Gerais; o aprimoramento do licenciamento ambiental; e uma campanha de conscientização quanto aos benefícios e vantagens da implantação de energia solar fotovoltaica em residências, comércios, indústrias, produtores rurais e prédios públicos.

“O lançamento dessa PPP representa uma iniciativa inovadora e pioneira do governo do Piauí e poderá se tornar uma referência de modelo de contratação para outros estados e municípios brasileiros, bem como para o Governo Federal. Tal medida sinaliza à sociedade piauiense, ao mercado e ao setor que a fonte solar fotovoltaica estará cada vez mais presente na estratégia de desenvolvimento do Estado do Piauí”, comenta o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia.

“O Brasil está 15 anos atrasado em comparação com os países desenvolvidos na área da energia solar fotovoltaica e, portanto, é necessária a estruturação de programas nacionais, estaduais e municipais para o desenvolvimento do setor solar fotovoltaico brasileiro, tanto na geração centralizada quanto na geração distribuída, além de medidas que contemplem o avanço da cadeia produtiva do segmento”, acrescenta o presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk.