Abitur substitui vestibular e abre portas para as universidades europeias

Foto: Shutterstock

Cursinho pré-vestibular, processos seletivos e provas exaustivas. Este é o caminho para a maioria dos estudantes que desejam entrar em uma universidade. Mas, para os alunos do Colégio Humboldt – instituição bilíngue e multicultural (português/alemão), localizada em Interlagos (SP) – existe um atalho: o Abitur. Oferecido há mais de 15 anos, o curso certificado pelo governo alemão abre portas para universidades da Comunidade Europeia, dos Estados Unidos e algumas universidades privadas brasileiras, como FGV, ESMP, FIA, Ibmec/RJ e a FAAP. 

Segundo Hans Wagner, Diretor do Ensino Técnico e Tecnólogo e Diretor da Educação Continuada do Colégio Humboldt, o Abitur funciona como um complemento ao Ensino Médio, podendo ser usado como chave para entrar em cursos superiores no exterior. “O Abitur busca formar os alunos para estudarem nas universidades alemãs e da união europeia. Mas ele não se fecha somente nisso, já que os estudantes também podem usá-lo para entrar em faculdades no Brasil e em diversos países ao redor do mundo”, afirma o diretor.

“O aluno que deseja participar do Abitur precisa ser fluente em língua alemã e ter concluído o currículo alemão a partir do 2º ano do Ensino Médio”, explica Klaus Kiewert, Coordenador do Abitur do Colégio Humboldt. O curso dura dois anos, sendo o último ano do Ensino Médio e mais doze meses. Já a grade curricular engloba matérias como Português, Matemática, Biologia, Física, História, Ética (Filosofia), Alemão, Inglês e Esportes, além de disciplinas opcionais como Arte e Música.

De acordo com o coordenador Klaus Kiewert, para receber o diploma alemão, os estudantes devem fazer cinco provas, três delas escritas e duas orais. A primeira prova escrita é sempre no idioma Alemão e as outras quatro são de matérias escolhidas pelo aluno, segundo o regulamento específico do curso. Um examinador vindo da Alemanha avalia o desempenho de cada um e a formação do curso é trilíngue.

Para Hans Wagner, o Abitur amplia a visão geral dos jovens e melhora o desempenho em idiomas estrangeiros, além de formar cidadãos críticos, reflexivos e autônomos. “O aluno que cursa o Abitur vai para as universidades mais bem preparado, com boa formação, visão global e o diferencial do idioma. Buscamos formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, com pensamentos para compreender a realidade”, completa.