Voith lança no mercado novo emissor infravermelho HelioX

Foto: Divulgação Voith

Com seu novo emissor infravermelho a gás HelioX, a Voith agora oferece uma solução extremamente eficiente para a secagem sem contato e que gera emissões significativamente mais baixas. O novo emissor permite não apenas aumentar a produtividade, mas reduzir o risco de incêndios, garantindo maior segurança a toda a produção.

O principal componente do novo emissor infravermelho HelioX é a sua estrutura incandescente equipada com componentes cerâmicos de grande área superficial e elevada eficiência. Sua geometria especial também garante uma melhor combustão, o que resulta tanto em maior eficiência de secagem como em reduções de até 50% nas emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) e de monóxido de carbono (CO). Essas baixas emissões estão se tornando cada vez mais importantes na esteira das regulamentações alemãs para o controle de poluição do ar (TA Luft), além de menores limites de emissões em diversos países – o que vem dificultado a aprovação para operações de longo prazo no mercado.

O emissor infravermelho HelioX é projetado para trabalhar com uma potência de 14 kW. Com isso, esta solução oferece uma melhor eficiência de secagem, o que permite operar com velocidades mais elevadas da máquina, além de oferecer maior flexibilidade para a produção de diferentes tipos de papel. Isso se traduz em aumentos de produtividade para as papeleiras. Com uma eficiência operacional até 10% superior, este emissor também oferece um menor consumo de gás, menores custos operacionais e uma menor pegada de CO2. O baixo peso da estrutura incandescente do emissor infravermelho HelioX também garante tempos de aquecimento e desaquecimento excepcionalmente rápidos. Isso se traduz em maior segurança para a produção ao reduzir os riscos de incêndio em casos de quebras de folha. O resultado disso são menores riscos operacionais e reduzidos tempos de parada.

O emissor infravermelho a gás HelioX já está disponível no mercado e pode ser aplicado à secagem sem contato em qualquer máquina de papel, seja ela da Voith ou de outros fabricantes. Esta solução também pode ser utilizada em outras aplicações de secagem, como de mantas de fibra de vidro ou tecidos técnicos.