Transportadores de correia: tecnologia aliada à sustentabilidade

IMG_2317As grandes empresas do setor de mineração no Brasil vêm passando por profundas transformações nos últimos anos. Vários aspectos estão impactando a atuação destas companhias, mas dois merecem o nosso destaque.

O primeiro é o baixo preço no mercado mundial das commodities e o segundo são as pressões produzidas pela sociedade em relação ao modelo de negócio da mineração.

Estes dois aspectos, portanto, pressionam as empresas a buscarem mais eficiência com aumento da produtividade e redução do impacto social e ambiental gerado pelo setor.

Diante deste contexto, as empresas estão alterando o tradicional modelo de transporte de matéria-prima. Se antes, o minério de ferro, por exemplo, era retirado da cava e levado para o local de tratamento com o auxílio de caminhões, agora alguns novos projetos têm optado pela utilização de britadores móveis e transportadores de correia na movimentação de material nas minas.

A adesão a este novo modelo proporciona a redução significativa do número de caminhões na operação para o transporte de material. Com isso, diminui-se consideravelmente o impacto ambiental, além de reduzir os custos e contribuir para a melhor competitividade da empresa junto aos concorrentes.

Reconhecida entre as grandes mineradoras como importante parceira tecnológica, a Voith oferece uma linha versátil e completa de componentes essenciais para transportadores de correia.

Entre as soluções disponíveis estão o Voith TurboBelt TT Linear Booster Drive e os tambores Voith TurboBelt Hese Pulleys.

O Voith TurboBelt TT Linear Booster Drive é um sistema de transmissão intermediária de potência de alta produtividade para uso em transportadores de correia. Entre seus principais diferenciais estão: uma redução significativa da tensão na correia existente, possibilitando um aumento da produção, com redução do desgaste dos componentes do transportador. Em sistemas novos, a utilização dessas transmissões possibilita a redução do número de pontos de transferência, protegendo a correia e proporcionando maior vida útil.

Já os tambores Voith TurboBelt Hese Pulleys podem ser utilizados para cumprir diferentes funções em transportadores de correia como, por exemplo, de tambor motriz, de tambor traseiro e tambor de mudança de direção. 

Com sua presença global, experiência no mercado de mineração e conhecimento na área, a Voith destaca-se por oferecer os componentes de acordo com a especificação de cada projeto.

As soluções da Voith são fundamentais para auxiliar as empresas mineradoras na busca por maior competitividade no mercado.

Autor: Cristiano Oliveira é Vice-Presidente da divisão Industrial da Voith Turbo Brasil.

 

3ª Conferência Brasil – Alemanha de Mineração e Recursos Minerais – 21 de junho de 2018

A Voith participará da 3ª edição do evento, que acontece no dia 21 de junho de 2018 na cidade de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. Na ocasião, os temas em questão serão: “Automação de processos “; “Redução da utilização de água na lavra e no beneficiamento”, e “Mineração Subterrânea”. Além disso, contará com palestras sobre projetos de pesquisa tocados em parceria entre os serviços geológicos da Alemanha e do Brasil e sobre a reforma do setor de mineração no Brasil.

Mais informações sobre a 3ª Conferência Brasil – Alemanha de Mineração e Recursos Minerais, clique aqui

Foto: Divulgação Voith