Siemens fornecerá soluções para o primeiro e-Consórcio de caminhões elétricos do mundo

Foto: Divulgação – Siemens

Focada em soluções voltadas para cidades inteligentes, a Siemens inova mais uma vez no mercado e fecha parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus para a execução do primeiro e-consórcio para a produção e ecossistema de infraestrutura de caminhões elétricos do mundo. O projeto reforça a posição da companhia de estar à frente nas tecnologias que vão fazer a diferença no futuro da sociedade nos grandes centros urbanos.

No e-Consórcio, a Siemens será a responsável pelo desenvolvimento da infraestrutura de abastecimento de energia para os caminhões elétricos que serão produzidos na fábrica da montadora, em Resende (RJ). As soluções da empresa incluem estações de recarga, implementação de fontes de energia e logística de abastecimento dos veículos em um projeto que já nasce com um acordo para entregar, até 2023, 1.600 veículos do segmento Delivery, que vão compor parte da frota de parceiros da Cervejaria Ambev.

Além disso, o projeto de e-Mobility ganha importância devido ao potencial desse mercado, já que será cada vez maior o interesse das empresas em iniciativas em prol do meio ambiente, entre elas a adoção de veículos com zero emissões no escapamento, como CO2 e material particulado. A Volkswagen Caminhões e Ônibus – que pertence ao grupo TRATON, – Reconhece o potencial do mercado no segmento de veículos elétricos e é pioneira no desenvolvimento do veículo elétrico no Brasil.

No momento, a Siemens trabalha também para desenvolver a melhor solução para a instalação de fontes de energia para abastecer um grande número de veículos em um curto espaço de tempo. Além de estações instaladas nas garagens dos veículos, a companhia estuda a possibilidade do fornecimento de energia ocorrer ao longo das rotas dos caminhões, já que muitas empresas utilizam rotas fixas para a entrega de seus produtos.

A Siemens conta com um portfólio completo de soluções e serviços para o fornecimento de energia para veículos elétricos, que vão desde diferentes estações com elevada capacidade energética – podendo ser móveis, subterrâneas ou adaptadas a estruturas – a soluções inteligentes e diversificadas para o abastecimento de vários veículos em um mesmo local – como unidades autoportantes com carregadores, pantógrafos para garagens indoor e estações para abastecimento rápido de energia, incluindo a subestação que deve alimentar toda esta infraestrutura.

“A Siemens tem orgulho em participar deste projeto encabeçado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus com vários benefícios para o mercado e, principalmente, para o meio ambiente. Somos líderes no desenvolvimento de soluções inteligentes voltadas ao setor de energia e esta é mais uma iniciativa inovadora em que a expertise da companhia será fundamental para o seu sucesso”, afirma Sérgio Jacobsen, Vice-Presidente da Siemens Smart Infrastructure.
 

Os caminhões elétricos trazem ainda uma série de benefícios para o ambiente urbano, como baixo ruído, o baixo consumo de energia e zero emissões no escapamento.