Schaeffler desenvolve mais de 500 tipos diferentes de rolamentos especiais

Foto: Divulgação Schaeffler

Mais de 500 modelos diferentes de rolamentos especiais para máquinas ferramentas foram desenvolvidos pela Schaeffler para atender às necessidades específicas de indústrias metalúrgicas e mecânicas, bem como dos setores madeireiro, automotivo e aeroespacial. São rolamentos para fusos (Spindle) com alta precisão de giro, elevado nível de dureza, capacidade de operar em condições extremas e suportar grandes cargas, elevadas temperaturas e altas rotações.

“É uma tecnologia inovadora que auxilia a indústria a enfrentar um de seus maiores desafios: o aumento da capacidade de carga e da vida útil das máquinas-ferramentas – retíficas, tornos, fresadoras e centros de usinagem que, durante seu funcionamento, sofrem a interferência de altas temperaturas, lubrificação deficiente, entrada de contaminantes e, consequentemente, o desgaste dos rolamentos. A Schaeffler superou esse problema ao desenvolver rolamentos para fusos de alta precisão de giro e adequados a altas rotações, produzidos com um método de fabricação inovador, aço com alto nível de dureza, componentes de liga especiais e tratamento térmico diferenciado”, explica Celso de Souza e Silva, Gerente de Vendas OEM Industria.

Os rolamentos FAG para Spindle possuem componentes especiais em rolamentos de esferas de contato angular de uma carreira. O ângulo de contato, as tolerâncias e as execuções das gaiolas são diferenciadas, proporcionando altas rotações com precisão de giro elevada. Com essas características, não sofrem nenhuma transformação estrutural em altas temperaturas. Continuam a oferecer elevada capacidade de carga, permanecendo com suas dimensões estáveis durante um período extremamente longo mesmo quando expostos a cargas térmicas muito altas, como por exemplo a do calor gerado no fuso (Spindle) ou a provocada pela lubrificação deficiente.

Comercializado pelos Distribuidores Autorizados Schaeffler em todo o País, o portfólio oferecido ao mercado conta com mais de 500 modelos diferentes de rolamentos para Spindle nas famílias B, HCB, HC, HCS, HS, HSS, N, NN, HCN. Para atender às diferentes solicitações de velocidade, os rolamentos possuem designs variados, inclusive híbridos, ou seja, compostos por anéis de aço e elementos rolantes de cerâmica. Também têm a vantagem de serem universais, permitindo a montagem em diversos arranjos, como X, O ou Tandem, além de serem fornecidos abertos ou vedados.