Mineração: tecnologias de descarte em prol do meio ambiente

A crescente demanda por recursos minerais vem forçando as mineradoras a explorarem áreas mais profundas ou locais onde a concentração dos mesmos é baixa, gerando um aumento na quantidade de resíduos produzidos. No entorno de muitas minas, os resíduos do processamento do minério são levados para locais dedicados exclusivamente ao descarte dos mesmos.         

O grande volume de material processado e posteriormente estocado resulta, no entanto, em ocupação de terrenos extensos e um impacto considerável sobre o meio ambiente. Soluções alternativas estão disponíveis: por meio da utilização das bombas de sólidos de alta densidade Putzmeister, é possível bombear materiais com elevado teor de sólidos secos com praticidade. O resultado é um processo controlado que reduz a ocupação de terra e economiza água e energia, aumentando significativamente a vida útil do local de descarte, seja ele feito por meio de barragem ou empilhamento.

Outra aplicação importante das bombas de deslocamento positivo Putzmeister é no transporte do material escavado de túneis até a área de processamento ou descarte do mesmo. Pode-se ainda utilizá-las no retorno desse material às galerias, agregando-se cimento para fechamento das mesmas (Backfilling ou Pastefill). Além das bombas de deslocamento positivo, a Putzmeister possui tubulações especiais com engates rápidos, válvulas, entre outros equipamentos nesse seguimento.

A Putzmeister possui ainda a expertise em equipamentos para projeção de concreto. Por razões de flexibilidade, velocidade e economia, o concreto projetado ganhou importância nas últimas décadas, especialmente graças aos avanços tecnológicos. Tornou-se o método mais importante de estabilização de túneis e minas. Há mais de 30 anos que Putzmeister desenha, concebe e produz equipamentos para shotcrete em minas e túneis. A experiência que ganhamos ao longo desses anos, juntamente com o investimento constante em investigação e desenvolvimento, convertem a Putzmeister numa empresa de referência nesta área de aplicação. É essa experiência, assim como a procura do valor acrescentado para benefício do nosso cliente, que nos faz diferentes. Putzmeister Underground oferece equipamentos fiáveis e duradouros para Shotcrete e Transporte de concreto em minas e túneis, junto com uma extensa rede de serviços Pós-venda e de peças de reposição em todo o mundo.

Um dos nossos diferenciais é a grande interação com nossos clientes, possibilitando a moldagem de equipamentos por meio do retorno dado por eles. Sendo assim, a caracterização do equipamento conforme nossa gama de acessórios e necessidades específicas dos clientes são nossos diferenciais.

A cada dia a Putzmeister está conquistando seu espaço no Brasil devido à conscientização das empresas em realizar suas atividades com segurança e eficiência. As mineradoras estão passando por um processo de evolução no qual objetiva-se além do retorno financeiro, minimizar cada vez mais o impacto ambiental.

Autor: Artur Mendes – Sales Manager PSP Brazil

Foto: Divulgação Putzmeister

3ª Conferência Brasil – Alemanha de Mineração e Recursos Minerais – 21 de junho de 2018

A Putzmeister participará da 3ª edição do evento, que acontece no dia 21 de junho de 2018 na cidade de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. Na ocasião, os temas em questão serão: “Automação de processos”; “Redução da utilização de água na lavra e no beneficiamento”, e “Mineração Subterrânea”. Além disso, contará com palestras sobre projetos de pesquisa tocados em parceria entre os serviços geológicos da Alemanha e do Brasil e sobre a reforma do setor de mineração no Brasil.

Mais informações sobre a 3ª Conferência Brasil – Alemanha de Mineração e Recursos Minerais, clique aqui