Mineração: tecnologia para redução do desperdício de água

Com base em sua vasta experiência no campo da tecnologia de processamento mineral, a Haver & Boecker desenvolveu um sistema inovador de lavagem de alta pressão para atender as expectativas das indústrias de agregados e mineração, o HYDRO-CLEAN. Suas principais vantagens são a limpeza incomparável do material, o design compacto do sistema e até 60% menos de desperdício de água.

Com uma tecnologia avançada de sistema de lavagem à alta pressão para a remoção de partículas finas aderidas ao minério e dissolução de quaisquer aglomerados que possa conter, o seu objetivo é desagregar as partículas e reduzir a quantidade de impurezas, dessa forma há redução dos custos operacionais e, consequentemente, o aumento do lucro. A limpeza é efetuada exclusivamente pelo impacto do jato de água de alta pressão. Sem exceção, todos os componentes móveis do equipamento estão localizados fora da camada de material, garantindo assim que eles não sejam submetidos a nenhum tipo de desgaste por atrito.

Além disso, o HYDRO-CLEAN possui um sistema totalmente econômico e sustentável, consumindo de 0,1 a 0,3 m³ de água para cada tonelada de minério processado, o que reduz o desperdício.

O alto índice de lavagem, alto rendimento, disponibilidade, economia e fácil manutenção têm sido aprovados em diferentes tipos de aplicações, como por exemplo, mineração, mineral industrial, recuperação de materiais de construção, reciclagem e exploração. Um exemplo disso é o primeiro HYDRO-CLEAN instalado no País, na Mineração Terra Seca em Congonhas, Minas Gerais, o seu objetivo inicial era lavar o ferro manganês para reduzir o teor de sílica que se encontrava em 25%, e após a lavagem do minério com a máquina foi para 9%. Isso foi alcançado conforme comprovado nos testes em escala industrial realizados em campo. 

Com a instalação do sistema de lavagem HC700, a utilização de água foi otimizada, o que contribui ao uso adequado dos recursos e na proteção e não agressão ao meio ambiente. Hoje, a Mineração Terra Seca está conseguindo processar corretamente a lavagem de seus materiais, por meio da alta pressão de lavagem do HYDRO-CLEAN, que retira o valor contaminante do produto e ao mesmo tempo aumenta seu valor agregado, economizando água e energia na planta.

Sobre a Haver & Boecker
A Haver & Boecker é uma empresa de origem alemã com presença no mundo todo. Possui amplo portfólio de equipamentos e prestação de serviço, oferecendo soluções inovadoras para ensacamento, armazenagem, despacho e tecnologia de processamento, para diversos mercados, como cimento, materiais de construção, alimentos, química, petroquímica, mineração e outros.

Para mais informações sobre o HYDRO-CLEAN e outros produtos da Haver & Boecker: (019) 3879 9187.


Autor: Denilson Moreno, da Haver & Boecker

 

3ª Conferência Brasil – Alemanha de Mineração e Recursos Minerais – 21 de junho de 2018

A Haver & Boecker participará da 3ª edição do evento, que acontece no dia 21 de junho de 2018 na cidade de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. Na ocasião, os temas em questão serão: “Automação de processos”; “Redução da utilização de água na lavra e no beneficiamento”, e “Mineração Subterrânea”. Além disso, contará com palestras sobre projetos de pesquisa tocados em parceria entre os serviços geológicos da Alemanha e do Brasil e sobre a reforma do setor de mineração no Brasil.

Mais informações sobre a 3ª Conferência Brasil – Alemanha de Mineração e Recursos Minerais, clique aqui

Foto: Divulgação Haver & Boecker