Iniciativa Startup Connected, os caminhos do Boletão

Ariane Pelicioli, Founder and CEO do Boletão

A ideia do Boletão surgiu por uma necessidade própria. Muitas vezes encontrávamos dificuldades para pagar as contas, às vezes por não ter tempo hábil de se locomover até um banco ou lotérica, por ter o dinheiro apenas em mãos e não ter em uma conta bancária para efetuar o pagamento online, e, às vezes, até mesmo por não ter dinheiro para pagar. Estudando o mercado, identificamos grandes problemas relacionados a boletos e que a ideia tinha um potencial muito alto.

Diariamente são pagos mais de 10 milhões de boletos no Brasil, chegando a 16 milhões em dias de pico. Em 2017, foram pagos mais de R$2.9 trilhões em boletos bancários. É o meio de pagamento mais utilizado pelo e-commerce no Brasil, e praticamente todos os serviços mensais utilizados pelos brasileiros são pagos por meio de boletos bancários. Para pagar seus boletos, as pessoas precisam ir a bancos ou lotéricas, enfrentar longas filas, e, se utilizarem internet banking, precisam ter o dinheiro na conta.

Recebemos inúmeros boletos em diferentes datas do mês e precisamos fazer um bom gerenciamento para não esquecer de pagar nenhum.

Foi com base nisso que criamos o Boletão. Somos uma fintech formada somente por mulheres e oferecemos, por meio de um aplicativo, uma solução de crédito para pagamento de boletos bancários. A fim de facilitar a vida das pessoas que pagam diversos boletos, o Boletão une todos os boletos do usuário em um só e em uma única data mensalmente. Nossa proposta é oferecer ao usuário um serviço de crédito para pagamento de boletos de uma forma simples e ágil, por meio de um aplicativo no qual o cliente efetua o cadastro dos seus boletos durante o mês e, no mês seguinte, na data escolhida pelo usuário, o pagamento é efetuado por meio de um único boleto, o BOLETÃO.

O app realizará o pagamento dos boletos do usuário no dia do vencimento de cada boleto cadastrado na plataforma, fazendo uso do limite de crédito preestabelecido no momento da análise de crédito do usuário. O sistema é totalmente independente do sistema bancário, não sendo necessário possuir conta em bancos. Atualmente, somos os únicos no mercado com o foco de crédito para pagamentos de boletos bancários. Nossos serviços são voltados para a pessoa física e jurídica. As empresas poderão utilizar o Boletão para o “contas a pagar”, ou ainda oferecer o Boletão como forma de pagamento para seus clientes.

Foi muito importante para o Boletão participar da iniciativa Startups Connected, principalmente por dois aspectos: o investimento do BMG UpTech, e o apoio no processo de aceleração para modelagem do negócio. No Demo Day, evento que dá destaque às startups aceleradas, lançamos e disponibilizamos o aplicativo na Play Store, com a função para cadastro. Desde então, fomos selecionadas para o Programa de Aceleração da Visa, na categoria Start, programa esse que iniciou em maio e vai até agosto deste ano. Para nós, estar participando do Programa de Aceleração da Visa tem sido bem relevante, pois estamos recebendo mentorias, capacitações, apoio de uma empresa líder de mercado, além da possibilidade de parcerias entre a Visa e a startup. 

Por fim, nosso objetivo com o Boletão é oferecer aos usuários uma vida com menos boletos. Queremos unir todas as contas do usuário em uma só ferramenta e agregar todos os boletos do usuário em um só, para que o usuário tenha muito mais facilidade, gerenciamento financeiro, acesso ao crédito e a garantia de nunca mais esquecer de pagar nenhum boleto! 

Atualmente é possível baixar o aplicativo para celulares com sistema Android e realizar o cadastro para utilizar o Boletão. O cadastro também pode ser realizado pelo site www.boletao.com.br. A ferramenta disponível para cadastro dos boletos e pagamento via app estará disponível em breve.

A startup Boletão foi acelerada em 2017 pelo Programa de Aceleração Startups Connected da Câmara Brasil-Alemanha. A Câmara está com as inscrições abertas para a 3ª edição do Prêmio Startups Connected. São nove desafios de grandes empresas, para os quais startups de diversos segmentos podem apresentar sua solução. 

Saiba mais sobre a iniciativa Startup Connected, clicando aqui!

Saiba mais sobre o Boletão, clicando aqui!