Iniciativa Startup Connected, os caminhos da IAgro

IAgro

A história da IAgro teve como ponto de partida a experiência de nossos três fundadores com a criação de produtos no ambiente acadêmico e na indústria. Um de nossos sócios é filho de agricultores e cresceu vendo os desafios diários desta área, como falta de mão de obra e decisões feitas na intuição, que levam agricultores a estar o tempo todo no campo para observar e decidir o que fazer. Diante dessa realidade, vimos uma oportunidade para resolver um problema real que vivenciávamos dentro de nossas próprias casas, mas que era comum aos agricultores de todo o Brasil.

Ainda existem poucas startups dedicadas à resolução de problemas no campo no Brasil. Estima-se que existam no Brasil pouco menos de 500 agtechs, o que corresponde a uma pequena fração do total do ecossistema brasileiro de filiadas da ABStartups. Com o cenário econômico positivo para o agronegócio, a tendência é de crescimento para esse tipo de startup.

De fato, existem inúmeras oportunidades no agronegócio nacional, porém como em qualquer mercado, existem barreiras de entrada e objeções de clientes a serem superadas. No Brasil, diversos produtores administram suas propriedades há muitos anos sem utilizar nenhuma tecnologia, e por isso, podem considerá-la dispensáveis. Além disso, ainda há grandes extensões territoriais sem acesso a tecnologias de comunicação, o que pode dificultar em um primeiro momento o rápido avanço da inovação digital nas fazendas. Contudo, acredito que é visando superar estas dificuldades que empreendedores têm a maior chance de colocar um produto no mercado, tornado o mercado agrícola um ambiente extremamente valioso para ser explorado com soluções que resolvam dores reais.

Nós da IAgro oferecemos soluções de detecção de pragas de maneira totalmente automatizada e disponibilizamos análises preditivas de ataques de pestes para culturas agrícolas anuais. Por meio da plataforma do sistema SENTINELA, os produtores podem avaliar e responder às condições de insetos e doenças em tempo real. O sistema de monitoramento inteligente de pragas agrícolas fornece indicações de maneira diária da ocorrência de pragas na lavoura. O objetivo do emprego desta tecnologia é fazer com que produtores apliquem defensivos de maneira mais consciente, preservando o meio ambiente e a saúde dos trabalhadores em campo, além de garantirem o aumento da produtividade da lavoura.

IAgro Andrei Grespan

O grande divisor de águas na história da IAgro foi a participação no programa de aceleração da iniciativa Startups Connected. Antes dele, já estávamos desenvolvendo nossa ideia, mas sem um propósito bem definido. A concretização do projeto ocorreu efetivamente dentro do programa de aceleração da iniciativa. Começar algo “do zero”, totalmente novo, com a experiência e a capacidade que uma grande empresa como a Bayer pode aportar, foi extremamente compensatório.

Conseguimos avançar muito neste período, seja pela experiência embarcada por mentores internos da empresa, ou seja, pela validação com pessoal de campo da solução proposta. Este processo que poderia levar de meses até anos, conseguimos condensar em um curto espaço de tempo. O feedback rápido foi essencial neste período.

De olho no futuro, a IAgro se prepara para avanços significativos. Temos hoje um projeto em análise na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP para o desenvolvimento de uma solução para o monitoramento de lagartas. Além disso, possuímos diálogo com grandes indústrias e centros de pesquisa do setor florestal para o desenvolvimento de uma solução específica para o monitoramento de pragas deste setor.

A médio e longo prazo, visamos expandir a solução para as mais diversas culturas, principalmente aquelas de maior valor agregado, que exigem maiores cuidados em seu desenvolvimento. Buscamos ajudar os produtores a tomarem melhores decisões, que resultem em um impacto direto em suas vidas e contribuam para mudar o mundo, contribuindo com o incremento da segurança alimentar e redução de impactos ambientais resultantes destas atividades.

Saiba mais sobre a iniciativa Startup Connected, clicando aqui!

Saiba mais sobre a IAgro, clicando aqui https://iagro.tech/.

Foto: Divulgação IAgro