Iniciativa Startup Connected, os caminhos da TNS

quimica_cc_flickr_horia varlanA TNS Nanotecnologia foi criada a partir de uma sequência de projetos acadêmicos bem-sucedidos focados no desenvolvimento de antimicrobianos de base nanotecnológica. O sucesso neste processo nos inspirou a participar de concursos de empreendedorismo na região de Florianópolis. Com os recursos adquiridos por meio de duas premiações, pudemos finalmente criar a TNS e iniciar nossas atividades aprimorando um produto antibacteriano com base em nanopartículas de prata e o seu escalonamento industrial.

Focada em B2B, nossa startup atua diretamente com empresas e mercados que sofrem com problemas de contaminação cruzada, contaminação por fungos e bactérias. A plataforma tecnológica de antimicrobianos é voltada para diferentes processos de fabricação. Sua tecnologia química é incorporada no processo de fabricação de tecidos, espumas, plásticos, carpetes, tintas e até fertilizantes. Além disso, produtos para aumento de validade de ovos comerciais, identificação e combate à salmonela estão cada vez ganhando mais espaço e mercado no portfólio de nossa empresa.

A partir da participação da iniciativa Startups Connected, a TNS pôde participar de um roadshow na Alemanha e estabelecer novos contatos. O formato do programa e os contatos com grandes empresas e outras startups, que estão em estágio similar ao da TNS, nos permitiu compartilhar desafios e ganhar maturidade em relação a uma possível internacionalização, que faz parte de nosso planejamento estratégico desde 2015. Antes do programa Startups Connected, nossas exportações se limitavam à América Latina. Atualmente, sete meses após o início do programa, a TNS já exporta também para países como Itália, Suíça e Paquistão. Certamente a visibilidade que o Prêmio Brasil-Alemanha de Startups nos forneceu, juntamente com as oportunidades geradas pela Câmara Brasil-Alemanha, fizeram a diferença na atração de novos negócios e na confiança de nosso time em dar mais um passo para aumento das exportações.

Fora isso, o forte relacionamento estabelecido por meio das reuniões de grupo entre startups e grandes empresas, juntamente com a consultoria TroposLab, nos abriu portas para grandes clientes e nos permitiu rápido acesso a agências regulamentadores do governo, temas que são de extrema importância para startups do setor químico.

O que mais nos motiva a desenvolver nossos produtos é a atual necessidade de desenvolvimento de antibacterianos eficientes e de baixo custo de aplicação, assim como a incessante busca de aplicação industrial para os avanços obtidos nas pesquisas de cunho acadêmico. Fora isso, por meio da criação de uma empresa de nanotecnologia, buscamos estimular o empreendedorismo dentro do setor químico no Brasil.

A criação de nosso primeiro nano sensor para identificação quase instantânea de salmonela é algo que acreditamos ser de interesse global, pois a vantagem do produto se aplica para o mercado de alimentos, matérias primas e logística. No mercado de agricultura, o desenvolvimento de bioestimulantes com características naturais estão sendo aplicados em campos de vegetação, onde nossa molécula contribui no aumento da produtividade em mais de 30% por hectare. Estes são apenas alguns exemplos de como planejamos seguir nos próximos anos. Buscamos atuar em diferentes frentes de inovação disruptiva, desde internacionalização das soluções antimicrobianas à expansão do portfólio com base em nossa plataforma tecnológica.

Saiba mais sobre a iniciativa Startup Connected, clicando aqui!

Saiba mais sobre a TNS, clicando aqui

Gabriel Nunes é Diretor Geral da TNS

 

Foto: Divulgação TNS