A indústria 4.0 no desafio da eliminação das barragens de rejeito

 

MauricioHeinzleUm dos maiores desafios ligados à mineração atualmente é, sem dúvidas, a substituição das lagoas e barragens de rejeitos por um sistema moderno de empilhamento a seco. Ao longo dos últimos anos, os desastres ambientais acenderam a luz vermelha perante a população e autoridades, que já fecham o cerco e barram operações que apresentam qualquer indício de nocividade ao meio ambiente. Por outro lado, a exploração mineral continua sendo crucial para o desenvolvimento do mercado e da cadeia produtiva.

Na mineração, as tecnologias de separação sólido-líquido são capazes de transformar uma barragem de rejeitos em água de reuso para a mineradora e matéria seca inofensiva ao meio ambiente. Ainda que esta matéria seca precise ser disposta em um local apropriado, existe a possibilidade da recuperação da fauna e flora após o fim do período de exploração mineral. Como exemplo de tecnologias para este fim, podemos citar os filtros prensa, espessadores, filtros esteira, entre outros.

É um sistema de ganha-ganha baseado na segurança e sustentabilidade.

Em relação a estas tecnologias de separação, diversos recursos 4.0 já estão disponíveis. Os maiores avanços nesta área estão ligados à automação e à IIoT (Industrial Internet of Things – Internet Industrial das Coisas), proporcionando que equipamentos trabalhem com menos operadores e mais segurança, produtividade e previsibilidade.

Ao final, abraçar o desafio da sustentabilidade não é uma opção, independente do mercado de atuação. Com esta prerrogativa em mãos, cabe às empresas buscar sempre a tecnologia mais avançada em cada campo, ampliando os resultados e possibilidades dentro de cada desafio. Dentro disso, a ANDRITZ continua firme em direção ao futuro ao oferecer o que há de mais avançado na separação sólido-líquido. Na mineração, nosso principal trabalho e desafio é deixar as barragens de rejeito no passado, afinal, já possuímos tecnologia e experiência disponíveis para isso.  

Exemplo de empilhamento de rejeito a seco.
Exemplo de empilhamento de rejeito a seco.

Sobre a ANDRITZ:
A ANDRITZ é líder global em tecnologias para separação sólido/líquido e possui mais de 2.000 especialistas em 40 países. Por mais de 150 anos, é uma força motriz na evolução de soluções e serviços para processos de separação nos mais variados ramos industriais, como mineração, químicos, saneamento. No Brasil, a empresa tem sua fábrica, centros de distribuição de peças, gestão da assistência técnica e laboratório situados em Pomerode, Santa Catarina. Recentemente ampliado e modernizado, o novo laboratório oferece todas as condições para simular os mais variados processos de separação, garantindo a melhor solução ao cliente.

 Autor: Maurício Heinzle é Diretor Comercial da ANDRITZ Separation 


3ª Conferência Brasil – Alemanha de Mineração e Recursos Minerais – 21 de junho de 2018

A ANDRITZ participará da 3ª edição do evento, que acontece no dia 21 de junho de 2018 na cidade de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. Na ocasião, os temas em questão serão: “Automação de processos “; “Redução da utilização de água na lavra e no beneficiamento”, e “Mineração Subterrânea”. Além disso, contará com palestras sobre projetos de pesquisa tocados em parceria entre os serviços geológicos da Alemanha e do Brasil e sobre a reforma do setor de mineração no Brasil.

 Mais informações sobre a 3ª Conferência Brasil – Alemanha de Mineração e Recursos Minerais, clique aqui

Foto: Divulgação ANDRITZ