A importância do engajamento de jovens em uma formação profissional

Para uma boa formação profissional, o sistema de ensino deve buscar não apenas novas formas de aprendizagem, mas também fornecer ferramentas para adaptação em um mercado de trabalho tão dinâmico e diversificado. 

Nós do Centro de Competência Formação Profissional da AHK São Paulo entendemos que o conhecimento que adquirimos com os estudos por meio da abordagem de conceitos é muito importante, mas paralelamente é preciso ter a possibilidade de colocar o conhecimento em prática ao exercer uma atividade ligada ao ensino na empresa. Sendo esta atividade uma relação de ganha-ganha para a empresa, que por sua vez conta com profissionais que estão aprimorando o conhecimento e para os participantes que podem colocar em prática o conhecimento adquirido, além de identificar áreas de interesse para futura atuação ou pesquisa. Com o intuito de contribuir com nossas empresas associadas a formarem profissionais técnicos com elevada qualificação, apoiamos e certificamos as formações nas áreas administrativas e industriais, conforme modelo dual alemão.

A formação profissional dual é o resultado de atividades feitas para adquirir conhecimento prático e teórico, por meio de habilidades, conhecimentos e experiências, sendo um processo responsável pelo bom desempenho do indivíduo em seu local de trabalho e em sua carreira como um todo.

Em contato com profissionais de Recursos Humanos sempre ouço relatos quanto ao desafio dos recrutadores em encontrar profissionais técnicos com boa qualificação. E a formação dual é sem dúvida, a chave para formar um bom profissional. Entre suas vantagens destaco as seguintes:

  • Rápida identificação com a cultura organizacional e valores da empresa;
  • Lealdade à organização;
  • Profissionais altamente qualificados;
  • Aumento de produtividade;

Além disso, um fator de sucesso na formação é contar com tutores que acompanham os jovens durante o processo de aprendizagem na empresa. E, para este processo, oferecemos o curso de Formação de Tutores no qual os participantes da edição realizada recentemente forneceram feedback muito positivo quanto a estrutura e metodologia de tutoria. O curso originalmente aplicado na Alemanha foi adaptado à realidade do Brasil.

Tendo como objetivo desenvolver programas voltados ao treinamento e qualificação profissional, destaco ainda outras atividades que realizamos, como:

A Feira de Empresas e Escolas Alemãs de São Paulo (FEASP) tem o intuito de promover o contato de estudantes do ensino médio das principais escolas alemãs com empresas alemãs, a fim de orientar os alunos em suas escolhas profissionais, oferecendo insights que servem de inspiração aos jovens na escolha de suas futuras carreiras.

Essa interação entre alunos e empresas fortalece os laços culturais entre o Brasil e a Alemanha, bem como reforça a ambição de se buscar uma graduação no exterior, traçando assim, a possibilidade de uma trajetória de sucesso em uma instituição alemã.

O ambiente da FEASP une as curiosidades e expectativas de jovens do ensino médio com a nova realidade do ambiente empresarial e industrial. Profissionais de diferentes áreas, como Economia, Logística, Finanças, Relações Internacionais, Cinema, Psicologia, Marketing, Gestão de Riscos, Engenharia, entre outras contribuem com palestras, contando suas experiências, desafios e estratégias para a carreira.

Contudo, a formação profissional além de engajar jovens que estão iniciando no mercado de trabalho, também oferece programas para profissionais que querem ampliar seu currículo.

Neste sentido, em parceria com a FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), temos o intuito de enriquecer o currículo de alunos já graduados em engenharia ou ciências exatas a partir do curso de Energy Manager – Pós-Graduação em Gestão de Energia.

Atualmente, a indústria brasileira é a maior consumidora de energia do País. Os prognósticos indicam que essa tendência deve aumentar exponencialmente em conjunto com o crescimento da população. Consequentemente, o futuro da indústria não está apenas na diminuição de custos, mas principalmente na redução do impacto ambiental. Para isto, a qualificação de profissionais voltados para a sustentabilidade será um diferencial competitivo.

O EUREM, foi desenvolvido na Alemanha e pensado nas futuras demandas em tecnologias renováveis. O curso une teoria e prática, por meio de um enfoque em gestão e viabilização da implementação tecnológica no setor industrial.

Ao final do programa, o profissional estará apto a trabalhar com gestão energética, e mais do que isso, ele terá uma perspectiva ampliada das reais possibilidades de trabalho com energias renováveis na indústria, baseado na transversalidade de experiências e conhecimento adquiridos no curso. Além disso, o participante obtém reconhecimento, não apenas no Brasil, mas também na União Europeia.

Formar profissionais é um processo. Assim, ao longo dos anos, cada aluno adquire todo o conhecimento técnico e prático, bem como o ético, político, social e até mesmo comportamental. Uma vez que a intenção é um trabalho bem-sucedido, respeitar as etapas que estão sendo construídas ao longo dos anos, resulta em uma formação profissional de sucesso.

Independentemente de serem experiências pessoais ou profissionais, neste processo, é importante que cada profissional esteja disposto a aprimorar a sua bagagem profissional, fazendo com que a sua desenvoltura, bem como a sua forma de trabalhar, por todos os lugares pelos quais passar, seja constantemente melhorada por meio de cursos, treinamentos e outras ferramentas.

Para saber mais sobre a FORMAÇÃO DUAL clique aqui.

Para se inscrever na FEASP ou no EUREM clique aqui.

Para mais informações entre em contato conosco pelo e-mail dual@ahkbrasil.com ou (+55 11) 5187-5178.

Patrícia F. Caires é a Diretora do Departamento de Formação Profissional da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.