A expansão do setor de Mineração no Brasil e na Alemanha

Divulgação: AHK São Paulo

Após um estudo elaborado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha sobre o setor de Mineração e Recursos Minerais, o Ministério da Economia e Energia da Alemanha (BMWi, na sigla em alemão) autorizou a implementação do Centro de Competência e Mineração e Recursos Minerais no Brasil. O Centro foi oficialmente inaugurado em 19 setembro de 2015 pelo Vice-Ministro do BMWi, Matthias Machnig.

A partir de 2016, assumi o cargo de Diretor dessa iniciativa e pude me dedicar ao desenvolvimento de projetos e atividades aqui no Brasil. Mas minha ligação com essa área se deu bem antes e mais por acaso do que por planejamento. Foi trabalhando ao lado de um colega que tinha na sua essência a mineração como profissão e paixão – desde a época que ele era minerador de potássio na Alemanha Oriental – que me aproximei do setor. Nós pudemos compartilhar o amor pela América Latina por meio da mineração.  

Quando ele se aposentou, assumi uma parte das tarefas dele – exatamente aquelas ligadas ao comércio com máquinas de mineração na América Latina. Desde o primeiro momento, fiquei fascinado pelas diferenças que encontrei no departamento de mineração em comparação com outras indústrias que já tinha trabalhado: mineradores e fornecedores de equipamento da indústria mineradora são mais informais, diretos, às vezes aparentam ser rudes, mas na realidade, são sinceros, solidários, bem-humorados e autênticos.

Nosso Centro começou literalmente do zero. Após três anos de atuação, contamos com o contato de 1.300 pessoas em 390 empresas no Brasil, além de 150 pessoas em 60 empresas na Alemanha. Uma boa rede de contatos da qual somos orgulhosos.

Durante esses anos, conseguimos agregar uma área de conhecimento à Câmara que até então não existia e pudemos valorizar uma parcela de empresas associadas que atuam no segmento de Mineração. Um dos destaques a ser mencionados foi tornar a Conferência Brasil-Alemanha uma referência para as relações entre esses países nos âmbitos político e econômico.

Nesse evento, representantes do Serviço Geológico do Brasil – CPRM e da BGR/DERA apresentaram resultados de projetos realizados em conjunto na área de terras raras ou, mais atualmente, projetos do minério cobalto. As empresas alemãs possuem um espaço para se apresentar pela primeira vez a um público de especialistas que possibilita essa interação com mineradoras brasileiras. É uma porta de entrada eficaz para empresas alemãs no mercado brasileiro e uma excelente oportunidade para mineradoras brasileiras conhecerem as últimas tendências tecnológicas da Alemanha.

Outro destaque fundamental que tivemos foi o workshop “Conhecendo o Cenário dinâmico da Mineração no Pará” que aconteceu no ano passado na cidade de Parauapebas. A Avanco Resources (atualmente OZ Minerals) auxiliou intensamente na divulgação e um grande diferencial foi a empresa solicitar que o evento fosse realizado em Parauapebas por existir poucos workshops de qualidade que unem fornecedores de tecnologia e mineradoras naquela região.

Na Alemanha, um evento de destaque foi um Workshop que aconteceu em Berlim. Por meio de uma parceria com a Embaixada Brasileira em Berlim e a Federação Alemã Internacional de Mineração e Recursos Minerais (FAB – Fachvereinigung Auslandsbergbau, em alemão) discutimos pautas como “minérios estratégicos e a aplicação em tecnologias do futuro”.

O Centro de Competência e Mineração e Recursos Minerais cresce a cada dia e está engajado em ajudar empresas associadas a conhecer parceiros de negócio tanto no Brasil, quanto na Alemanha e a promover plataformas de troca de experiências e networking.

Para saber mais sobre o Centro acesse http://www.ahkbrasilien.com.br/pt/mineracao/ ou entre em contato rohstoffe@ahkbrasil.com

Alessandro Colucci é o Diretor do Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais da Câmara Brasil-Alemanha.

Foto: VULKAN do Brasil