Eventos celebram os 30 anos da queda do muro de Berlim e a reunificação alemã

 

Foto: Divulgação Consulado Alemão

Há 30 anos um país dividido começou a se unir: “A queda do Muro de Berlim em 1989 foi um marco mundial. Algo a ser lembrado e do qual devemos nos espelhar para que novos ‘muros’, físicos ou ideológicos, não sejam construídos e que a união fique”, afirma o Sr. Axel Zeidler, cônsul-geral da República Federal da Alemanha em São Paulo.

A quarta edição das Jornadas Alemãs comemora essa história, e pergunta o que podemos aprender com ela no presente. De 1º. a 5 de outubro acontece uma semana de eventos gratuitos em comemoração ao Dia da Unidade Alemã, principal feriado do país, quepontua o fim da separação entre Alemanha ocidental e oriental.

Destaques:

No dia 3 de outubro, Dia da unidade Alemã, pontos importantes da capital paulista como a Ponte Estaiada, o Viaduto do Chá e o Edifício Matarazzo se iluminarão com as cores da Alemanha em uma parceria do Consulado com a prefeitura da cidade. No dia 4 de outubro, o Goethe-Institut São Paulo promove uma feira para os interessados em aprender o idioma, estudar ou trabalhar na Alemanha.

A semana fecha com uma festa cultural na Casa das Rosas. A casa na Avenida Paulista torna-se um local onde muros são superados com arte e conhecimento. Haverá apresentação da Big Band da Escola da Comunidade do Colégio Visconde de Porto Seguro, ação literária voltada aos Direitos Humanos e encerra com show da artista teuto-brasileira Karina Buhr. Além de comidas e bebidas alemãs, grafite e atividades interativas. A festa é realizada pelo Consulado Geral da Alemanha em São Paulo em parceria com a Casa das Rosas, via entidade Poesis.

Programação completa:

Dia de Portas Abertas do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH-SP)

Os presentes poderão obter informações sobre oportunidades de pesquisa, cooperação, fomento e bolsas, além de ficar a par sobre o perfil de algumas das instituições de excelência do país.

Dia 01/10, das 14h às 18h, R. Verbo Divino, 1.488, bloco D, térreo, Chácara Santo Antonio, São Paulo – SP. Mais informações: https://www.facebook.com/events/346902076188546/

Julia Hülsmann Trio

Com seu trio, a alemã Julia Hülsmann tem seis discos lançados e influencia a cena do jazz contemporâneo, há pelo menos 16 anos. Depois de excursionarem por EUA, Canadá, Peru e China, chegam ao JazzB para apresentar o repertório de “Sooner and Later”. No palco, o frescor de sonoridades modernas e consagradas, sempre executadas com a excelência dos músicos experientes. Com Julia Hülsmann (piano), Marc Muellbauer (contrabaixo) e Heinrich Köbberling (bateria)

Dia 02/10 no Jazz B, Rua General Jardim, 43, República, São Paulo – SP.

Mais informações: https://www.sympla.com.br/julia-hulsmann-trio__654880

Congresso de Inovação Brasil-Alemanha

O Congresso, realizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, reúne representantes do governo e de empresas e instituições de ciência, tecnologia e inovação do Brasil e da Alemanha.

Dias 02 e 03/10, das 8h30 às 18h, no WTC Events Center, Av. Nações Unidas, 12551 – Brooklin Novo, São Paulo – SP. Mais informações: www.inobrasilalemanha.com.br

Destino: Deutschland | Estudo e trabalho na Alemanha

O Goethe-Institut São Paulo promove a feira dirigida a interessados em oportunidades profissionais e acadêmicas na Alemanha. A programação inclui palestras sobre trabalho e estudo na Alemanha, além de estandes como o do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), da Bundesagentur für Arbeit (Agência Alemã para o Trabalho), do Colégio Humboldt, com o seu programa de ensino Dual, de diversas universidades como a Technische Universität München e a Freie Universität Berlin e do Consulado da Alemanha, esclarecendo questões relacionadas a vistos.

Dia 04/05, das 16h às 21h, na R. Lisboa, 974, Pinheiros, São Paulo – SP.

Mais informações: https://www.facebook.com/events/375288586750519/

Festa Alemanha na Rua – Casa das Rosas

A festa que encerra as Jornadas Alemãs traz Berlim para o coração de São Paulo, na Avenida Paulista. No jardim da Casa das Rosas será feito um Muro de Berlim cenográfico com pintura de graffiti ao vivo. Muita música com a Big Band da Escola da Comunidade do Colégio Visconde de Porto Seguro e apresentação da cantora teuto-brasileira Karina Buhr, em seu show voz e tambor. Seguindo a vocação literária da Casa, haverá “Contação de histórias com Letícia Liesenfeld” e a discussão sobre o tema “Literatura e direitos humanos: para ler, ver e contar”, unido assim os idiomas alemão e português. Além disso, haverá atividades interativas, brincadeiras com prêmios e gastronomia alemã.

Dia 05/10 das 13h às 18h, na Casa das Rosas, Av. Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo – SP.

Mais informações: https://www.facebook.com/events/387291511947032/

Evento extra:

24º Seminário Internacional de Alta Tecnologia

O Seminário Internacional de Alta Tecnologia é um evento que concentra um dos maiores conteúdos tecnológicos sobre manufatura. Este ano o tema é “Digitalização da Produção e Produção Digitalizada”. O evento conta com a organização do Centro Alemão de Ciência e Inovação.

Dias : 09 e 10/10 das 8h às 18h na Avenida Maurice Allain, 454, Vila Rezende, Piracicaba – SP.

Mais informações: https://scpm.eng.br/seminario/en/programa/