Bosch recebe visita de medalhista da WorldSkills

25Foto: Divulgação Bosch

O Centro de Treinamento Automotivo da Bosch (CTA), localizado em Campinas-SP, recebeu a visita de diretores do Senai-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e do estudante Paulo Vitor Fratta, um dos medalhistas de ouro brasileiro da 45ª WorldSkills 2019, olimpíada mundial de profissões técnicas, que nesta edição foi realizada em Kazan, na Rússia.

Os profissionais do CTA contribuíram com a capacitação do participante da competição, que durante algumas semanas esteve na sede da Bosch para aprender ainda mais sobre manutenção automotiva. Fratta tem 19 anos, é aluno dos cursos de Mecânica Automobilística e Manutenção Automotiva, do Senai Ipiranga – SP, e na disputa internacional participou da categoria “Manutenção de Veículos Pesados”.

“A Bosch é referência no mercado de reposição automotiva tanto no que se refere a autopeças e serviços quanto em soluções de diagnose e reparação, e não é a primeira vez que apoiamos esta importante competição, seja envolvido com a capacitação dos estudantes ou no fornecimento de equipamentos para realização das provas”, destacou Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico Automotivo da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch América Latina.

Segundo Fratta, o suporte da Bosch foi importante para a preparação para as provas. “Tive a oportunidade de obter uma base de conhecimento em equipamentos que fez toda a diferença para enfrentar os desafios na Rússia. Sou muito grato a todas as pessoas envolvidas no meu processo preparatório e é uma honra ter conquistado a medalha de ouro para o Brasil”, afirmou o jovem.

Valorização de jovens talentos

Desde sua fundação na Alemanha, há 133 anos, a Bosch preza pela formação profissional de jovens, por isso, o apoio em iniciativas que valorizam a formação profissional como WorldSkills, bem como o investimento em ensino técnico para qualificar a mão de obra faz parte das diretrizes mundiais da empresa e de sua cultura corporativa. Somada a isso, a educação é um dos pilares da filosofia do fundador, Robert Bosch.

No Brasil, a Bosch mantém junto ao Senai uma parceria com foco em aprendizagem industrial desde 1960, sendo esta uma forma de incentivar os jovens a buscarem a formação técnica como diferencial competitivo para suas carreiras e também para as empresas.