Série Conheça os nossos Conselheiros: Rafael Tögel

Rafael Tögel. Foto: Divulgação

Uma trajetória de vida permeada pela cultura germânica e, sobretudo, por novos desafios. Empossado como conselheiro da AHK Paraná em 2019, o engenheiro mecânico Rafael Tögel é um alemão legítimo, nascido em uma pequena cidade na Bavária, chamada Illertissen. Sua história em solo brasileiro começa em 1975, com a expatriação de sua família:  seu pai foi incumbido de iniciar as atividades de uma empresa alemã no país.

Formado pela Universidade de Ciências Aplicadas de Kempten, na Bavária, com MBA em gestão de negócios pelo IBMEC/Rio de Janeiro e título de especialista em propriedade intelectual pela Universidade Positivo, em Curitiba, Tögel acumula em seu currículo diversas experiências profissionais e acadêmicas que o aproximam ainda mais do ambiente de negócios europeu. “Trabalhei para duas empresas de origem alemã em Curitiba, ambas sócias da AHK e, com o início das atividades como engenheiro de patentes, fui incumbido de estreitar os laços com escritórios de propriedade intelectual, em especial da Alemanha”, conta.

Hoje, o conselheiro, que se considera um fascinado por inovação e invenções – traços intrínsecos ao DNA germânico – atua em uma área totalmente diferente da sua formação, uma mudança de rumo tomada aos 38 anos. O executivo empresta a sua expertise,

conquistada ao longo dos anos, para a Licks Advogados, escritório de advocacia especializado em propriedade intelectual, sendo responsável pela prospecção de novos clientes nacionais e na Europa, com foco na Alemanha e também pela área técnica de patentes.

Para o engenheiro, a AHK Paraná, instituição que ajuda diariamente a construir, é uma entidade extremamente ativa e surpreendentemente eficaz na facilitação e na geração de novos negócios, tanto para a indústria quanto para o comércio e a prestação de serviços de um modo geral. “A qualidade do networking oferecido pelos grupos de intercâmbio de experiências, pelas dezenas de eventos e atividades multidisciplinares oferecidos pela Câmara, é um importante encurtador de caminhos, pois conecta pessoas e entidades de forma direta e rápida”, afirma.

Ele destaca ainda a importância da Câmara como ferramenta de negócios e atribui à instituição duas características fundamentais na atualidade:  a sintonização com o mundo digital e a capacidade de unir pessoas e empresas de modo singular, por ser detentora de um know-how único e privilegiado. “Gosto muito de lidar com pessoas e me senti sempre muito à vontade para participar das atividades da Câmara e interagir com os Conselheiros que ocupam posições de destaque nas mais variadas áreas. O momento mais marcante foi a minha eleição e a possibilidade de poder contribuir com mais ênfase e ação junto aos objetivos da Câmara”, finaliza.