Saiba como alavancar sua carreira em 2020

Alexandre Baer. Foto: Divulgação

Sobre aquela lista de planos para 2020: afinal, ela já avançou ou nem saiu do papel? Ainda estamos no primeiro trimestre do ano, mas, para quem quer cumprir as metas estabelecidas, a hora é agora. E a primeira pergunta é: você sabe onde quer estar daqui a 10 anos? Então, movimente-se. A ação é um dos fatores que determina o sucesso.

Um bom planejamento estratégico profissional é fundamental para atingir os objetivos a curto, médio e longo prazo. O empresário, professor da Fundação Getúlio Vargas e palestrante com atuação nas áreas de motivação, carreira, vida e negócio Alexander Baer expõe algumas estratégias aos profissionais que almejam alavancar a carreira ou o negócio em 2020, trazendo mais visibilidade para a marca, reconhecimento de mercado e aumento de resultados financeiros.

Se você busca alguma estratégia para não se “perder no meio do caminho”, além de se destacar em meio aos demais profissionais, confira as dicas do especialista, que é instrutor de cursos da AHK Paraná e fundador da 1ª Escola de Marketing Pessoal do Brasil.

“A busca pelo conhecimento é essencial nesse processo de planejamento e alavancagem de carreira. Investir em formações e capacitações ainda é um diferencial. E hoje temos muitos cursos online de alto nível por um preço justo”, afirma o instrutor de cursos da AHK Paraná.

Em 2019, a entidade, que possui mais de 200 empresas associadas, promoveu cerca de 60 eventos de formação, entre cursos, palestras, workshops, capacitações, visitas guiadas a multinacionais alemãs, jantares de confraternização, entre outras modalidades de qualificação profissional, que possibilitam a troca de experiência entre profissionais e muito networking.

 

20 passos e ações estratégicas para um planejamento de carreira eficaz em 2020

1) O primeiro passo, conforme mencionado acima, é saber onde você quer estar daqui a 10 anos. Também é possível definir metas para daqui a um ou cinco anos.

2) Saiba quanto você quer ganhar por mês e por ano daqui a 10 anos.

3) Identifique claramente qual é o seu propósito de vida, carreira e negócio.

4) Identifique no mercado as oportunidades viáveis para sua carreira ou negócio (liste pelo menos 10 oportunidades).

5) Visualize no mercado no mínimo 10 ameaças para a sua carreira ou negócio.

6) Identifique internamente quais são suas forças e seus pontos fortes, liste pelo menos 10, e determine o que fazer com cada um deles (e quando!).

7) Reconheça as suas fraquezas e pontos fracos. Liste os dez principais e coloque o que vai fazer para corrigir cada um deles (com data estipulada).

8) Identifique os seus produtos e serviços, e quais os seus valores agregados.

9) Escolha uma estratégia para se diferenciar no mercado como profissional e como negócio. Evite estar na “manada”.

10) Tenha clareza de qual a persona do seu cliente. Quem vai adquirir o seu produto, serviço ou solução?

11) Uma vez identificado o seu produto, serviço, estratégia de diferenciação e público ideal, dê um valor aos seus produtos e serviços – valor, não preço. Quando o cliente sabe o valor do seu currículo, serviço ou produto, ele paga a mais por isso, e você sai da guerra de preços, que é ‘matadora’.

12) Comunique-se!  Não adianta ser o melhor profissional e desconhecido do mercado. Não adianta ter o melhor serviço, mas o produto não ter reconhecimento. Vale a máxima: “quem não é visto, não é lembrado”.

13) Saiba utilizar as redes sociais: tenha um site e um blog para publicar seus artigos e conte sobre eles no LinkedIn e LinkedIn Company Page, use um perfil de negócios do Facebook e o Instagram para Negócios.

14) É muito válido cultivar o networking físico, além da comunicação virtual. Essa troca pessoal é extremamente positiva para a carreira e os negócios.

15) Faça alianças com profissionais e empresas em que a máxima é o ganha-ganha, e alavanque a sua carreira ou negócio.

16)  Coloque tudo isso em um plano de ação de curto prazo (um ano), médio prazo (dois anos) e longo prazo (daqui a 10 anos). Coloque nele seus objetivos e metas, mas lembre-se de acompanhá-los mensalmente.

17) Cuide da sua saúde física e mental para ir mais longe.

18) Nunca esqueça de usar a maior das estratégias de ação – a velha fórmula para sair da zona de conforto e agir – o conhecido TBC, isto é, tirar a ‘bunda da cadeira’.

19) Persista e não se autossabote, independentemente dos percalços que possam surgir.

20) Só pare após atingir o objetivo.

Por Alexander Baer – instrutor de cursos da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), professor da Fundação Getúlio Vargas e palestrante profissional.