Conheça os nossos Conselheiros: Cris Baluta

Cris Baluta Foto: Divulgação

Quando atuava na área de comércio exterior em uma multinacional alemã do setor de máquinas têxteis, localizada em Curitiba, Cris Baluta já ouvia falar da Câmara de Comércio Brasil Alemanha (AHK PR). Vontade sempre teve de participar da entidade, mas, na época, devido as suas responsabilidades, o envolvimento direto não era possível.

15 anos depois, em 2004, já como diretora comercial e de Ecorrelacionamento com Clientes da sua própria empresa, a Roadimex Ambiental, fez questão de se associar à entidade, com a qual tem uma relação de negócios e networking, mas também sentimental. “Fui eleita conselheira já no primeiro ano como associada e tenho muito orgulho de ter sido a primeira mulher no conselho. Este posto traz credibilidade, me endossa, e dá visibilidade, visto a importância da Alemanha na área ambiental. Paralelamente e pessoalmente, o desenvolvimento do tema ambiental na Câmara é a minha contribuição a este país, já que fui bolsista quando estudei Marketing Internacional”, conta. Cris se graduou na ESB Business School der Hochschule Reutlingen, antiga Export Akademie, em Bad Württemberg, no sudoeste da Alemanha.

Onde tudo começou

Durante a graduação em marketing, Cris realizou estágios práticos em logística de cargas em portos e aeroportos na Alemanha, assim como, em usina de tratamento de resíduos na Suiça, já que o curso também abordava questões de comércio exterior e meio ambiente. Foi aí que uniu a sua experiência nesta área com a visão em desenvolver a sustentabilidade de pequenas e médias empresas para auxiliá-las a se adequarem para atender os requisitos de exportação do exigente mercado alemão. “Voltei com esse propósito e, com o tempo, a área ambiental foi tomando cada vez mais corpo e importância entre as necessidades dos meus clientes”, afirma. Em 2002, então surgiu a Roadimex Ambiental que atua em Logística Reversa, Economia Circular, realiza a elaboração de laudos e pareceres ambientais, gestão de risco e inteligência jurídica ambiental, sendo inclusive uma empresa signatária do Pacto Global e capacitada para a elaboração e implementação de projetos que atendam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Acredito no desenvolvimento empresarial sustentável em todos os sentidos do termo, ou seja, social, ambiental e econômica. Atendemos empresas de todos os portes, desde as micro até multinacionais e entendemos a importância do meio ambiente no marketing positivo, captação de investimentos e, também, no compliance do negócio. Hoje, com a fiscalização cada vez mais ativa, o responsável legal de uma companhia tem responsabilidade solidária perante riscos ambientais”, esclarece.

Alemanha e novos canais de investimentos

No ponto de vista da executiva, mesmo neste período de instabilidade política e econômica no Brasil, os empresários alemães têm vindo ao país sondar o mercado a fim de entender como está a capacidade de negócios com empresas brasileiras. Para ela, não se perdeu o interesse no país, mas agora surgem outras formas de tratativas e outros canais de captação de investimentos.

“Existe uma demanda crescente de negócios na área da economia participativa e colaborativa no país. Em termos ambientais, temos uma das legislações mais rigorosas e completas do mundo. Empresa ética dá lucro!”, complementa.

A diretora ainda acrescenta. “Hoje não se fiscaliza apenas o CNPJ de uma empresa, mas também o CPF do administrador legal que tem responsabilidade compartilhada, nos quesitos ambientais, civil, administrativa e penal. Desta forma, os investidores estrangeiros respeitam cada dia mais nossas empresas e empresários, buscam certificações, laudos e comprovações da regularidade e cumprimento das normas socioambientais. Não somente qualidade é levada em consideração, mas sim todo o arcabouço que realmente envolve a vida de uma empresa e o ciclo de vida de um determinado produto ou serviço. A comprovação disso é que a Roadimex registra um crescimento bastante positivo nos últimos anos e se consolida como uma empresa inovadora, séria e transparente no segmento de Consultoria em Sustentabilidade”, analisa.