Pingo Doce pode estimular o consumo de melancia no Brasil seguindo modelo espanhol

O consumo de melancia na Espanha dobrou em 10 anos, chegando a dez quilos per capita ao ano. A revolução no mercado de melancia espanhol é atribuída ao desenvolvimento do produto pela Nunhmes, a marca de sementes de frutas e hortaliças da BASF.

“A melancia na Espanha é um caso de sucesso que começou em 2002”, ressalta Pere Montón, gerente de contas da Nunhems na Espanha. A produção de melancia com menos sementes, de tamanho reduzido e muito saborosa, abriu as portas do mercado europeu para o produto espanhol.  “Atualmente, de cada dez melancias consumidas na Europa, quatro são espanholas. A área de cultivo da fruta dobrou na última década”, afirma Montón.

Agora é a vez do Brasil
Seguindo o modelo de sucesso da Espanha, a Nunhems apresentou o conceito Pingo Doce ao mercado brasileiro. O lançamento do Projeto Pingo Doce foi realizado em 25 e 26 de setembro em Mossoró (RN). Pere Montón e um grupo de empresários espanhóis contaram suas experiências bem-sucedidas no cultivo da fruta aos agricultores, comercializadores e supermercadistas brasileiros. O evento também teve a participação de agricultores argentinos e chilenos que vieram conferir a novidade no mercado brasileiro.

No Brasil, a proposta é levar ao consumidor uma melancia com sabor e qualidade. “Em uma iniciativa inédita para o setor, unimos os elos da cadeia no evento para que conhecessem o processo produtivo que garante um produto de maior valor agregado. Todos saem ganhando com a adoção de práticas sustentáveis como a fertirrigação (irrigação com adubação) e a rastreabilidade”, afirma Leonardo Herzog, gerente de contas Nunhems.

Mais sabor e saúde
Com menos sementes, tamanho reduzido e muita doçura, a melancia Pingo Doce é voltada para o consumidor que busca sabor e praticidade em um só produto. A casca escura e a polpa vermelho forte chamam a atenção. Esta melancia também é uma opção mais saudável.

“A melancia obtida pelo sistema Pingo Doce tem o dobro de antioxidantes quando comparada às melancias convencionais, o que previne o desenvolvimento de doenças no nosso organismo”, explica Herzog.

Além disso, a melancia é a fruta in natura com o maior teor de licopeno, que ajuda na prevenção de doenças como o câncer de próstata. A água representa mais de 90% da melancia, por isso ela é indicada para a reidratação após a prática de atividades físicas.

A melancia com o padrão Pingo Doce já é produzida nos estados de Piauí, Bahia, Tocantins, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Pelo entusiasmo que viu no Brasil, Montón acredita que o país tem tudo para ser o próximo caso de sucesso no cultivo e comercialização da fruta. “O Brasil tem um grande potencial e nós acreditamos no sucesso deste projeto”, finaliza.

Foto: Divulgação BASF