Internationale Grüne Woche (IGW): sustentabilidade é o tema central na feira mundial da indústria alimentícia

Internationale Grüne Woche (IGW) 2020

Entre os dias 17 e 26 de janeiro, mais de 1.800 expositores de 72 países se reunirão em Berlim para a Internationale Grüne Woche (IGW), maior feira do mundo voltada para agricultura e indústria alimentícia. Ao longo da feira, a organizadora (Messe Berlin) espera a participação de cerca de 400.000 visitantes.

Mais do que em qualquer ano anterior, o debate climático dominará a 85ª edição da IGW com numerosas exposições e conferências sobre a conservação dos recursos naturais e métodos de produção ecologicamente corretos.

“Nunca antes o debate sobre o clima desempenhou um papel tão importante na Internationale Grüne Woche. Com diversas exposições sobre este tema, a discussão reflete a demanda da sociedade pela sustentabilidade, conservação dos recursos naturais e métodos de produção ecologicamente corretos. A feira deste ano vai revelar as soluções e respostas que as indústrias alimentícias e agrícolas têm à disposição para estes desafios. Números recordes de participação sublinham mais uma vez o papel da Internationale Grüne Woche como plataforma de marketing e discussão para todos os produtos e temas das indústrias alimentícia e agrícola”, afirmou Dr. Christian Göke, CEO da Messe Berlin GmbH.

 “A programação de eventos durante a feira juntamente com o Fórum Global para a Alimentação e a Agricultura (Global Forum for Food and Agriculture) fazem da Internationale Grüne Woche o principal evento mundial de elaboração de políticas públicas para o setor agrícola. Tópicos como qualidade e segurança alimentar e os desafios colocados pelas mudanças climáticas revelam que o evento também ganhou grande significado político. Isto também é sublinhado pela participação de quatro ministérios federais.

 A IGW oferece uma visão geral do mercado global para o comércio. Ao mesmo tempo, é um espaço para acompanhar tendências e realizar testes, que atrai centenas de milhares de consumidores. Isso também beneficia as empresas iniciantes nas indústrias alimentícias e agrícolas. E não menos importante é o público para quem o prazer e a alegria de viver – os valores centrais da marca Green Week – são mais importantes”, concluiu Göke.

Sinalizando uma tendência mundial, a feira revela que o futuro da indústria alimentícia está voltado para um compromisso maior com o legado que será deixado para as próximas gerações a partir de uma produção mais sustentável. O Ministério Federal da Alimentação e Agricultura da Alemanha preparou uma exposição para mostrar aos visitantes como os consumidores podem influenciar toda a cadeia de valor. A mostra analisa uma ampla gama de decisões que os consumidores podem tomar: o que comprar no supermercado, que tipo de jardim criar, hábitos de consumo de alimentos e o que colocar sobre a mesa.

O Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança de Reatores, por sua vez, convida os visitantes para uma apresentação interativa que aborda proteção climática na agricultura e medidas de proteção do solo e de proteção contra insetos.

Cenário internacional

País parceiro desta edição, a Croácia elegeu o slogan “A cultura da agricultura” para expor produtos das suas indústrias alimentares e agrícolas. A abertura do evento, realizada no dia 16 de janeiro, contou com a participação da Ministra Federal da Agricultura da Alemanha, Julia Klöckner, o Primeiro Ministro da Croácia, Andrej Plenković, e pela Ministra da Agricultura, Marija Vučković.

Esta edição se mostrou mais internacional do que nunca: dos 1.810 expositores de 72 países, 1.050 são da Alemanha e 750 são do exterior.

A feira deste ano conta ainda com a participação inédita de expositores do Benin, Mali, Togo, Uganda e República Democrática do Congo, que se juntaram a produtores de um total de 14 países africanos para expor produtos autênticos do continente no evento.

O ponto alto dos mais de 300 eventos englobados pela feira foi a realização do 12º Fórum Global para Alimentação e Agricultura (GFFA, 16 – 18 Jan.), organizado pelo Ministério Federal da Agricultura,com o tema “Alimentação para todos!”.

O fórum reuniu mais de 70 ministros da agricultura e mais de 2.000 figuras de alto nível em política, negócios, ciência e sociedade para participar do principal evento mundial de formulação de políticas agrícolas.

A Ministra brasileira da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil da Agricultura, Tereza Cristina, também visitou a feira. Na ocasião recebeu o livro “O Bem-Estar Animal no Brasil e na Alemanha: Responsabilidade e Sensibilidade”. A publicação da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, produzida em conjunto com acadêmicos e experts no assunto, conta tanto com um prefácio da Ministra Tereza Cristina, representando o lado brasileiro, quanto com a colaboração da Ministra da Agricultura da Alemanha, Julia Klöckner.

Desde 1926, mais de 90.000 expositores de 130 países apresentaram seus produtos de todo o mundo para 33,7 milhões de visitantes comerciais e para o público em geral.

A próxima edição da IGW acontecerá do dia 15 a 24 de janeiro de 2021 em Berlim. Para mais informações sobre como participar como expositor na IGW, entre em contato com a Câmara Brasil-Alemanha por meio do e-mail comex@ahkbrasil.com ou pelo telefone: (11) 5187-5108.