Bosch desenvolve pecuária de precisão com IoT

1A agropecuária é um importante setor para a economia brasileira e a Bosch está inovando na pecuária de precisão com um sistema que mudará a forma de acompanhar o desenvolvimento do rebanho. Trata-se da Plataforma Bosch de Pecuária de Precisão – uma solução de IoT (Internet das Coisas) desenvolvida no Brasil que visa analisar a performance do gado de forma dinâmica e individual, dentro do seu habitat natural e sem a necessidade de transportá-lo para o curral.

Com a solução Plataforma Bosch de Pecuária de Precisão, há mais controle no acompanhamento do rebanho, pois é permitido o rastreamento individual do animal. Atualmente, o peso é estimado de acordo com uma média entre várias cabeças ou individualmente através de pesagens pontuais no curral de manejo. Com a nova tecnologia é possível ter o controle rigoroso da performance e da saúde do gado, da operação da fazenda e ainda eliminar desperdícios de recursos naturais e comida dos animais, por exemplo. 

“Com o sistema, o pecuarista passará a ter informações valiosas e em tempo real em mãos. Ele saberá quais são os animais de alta performance e os que não estão evoluindo desde o início, seja em um confinamento ou pasto. É possível ainda identificar animais com queda abrupta ou progressiva de performance indicando doença, problema operacional ou nutricional”, explica Gustavo Ferro, gerente da área de Negócios de Pecuária de Precisão da Robert Bosch América Latina. “A tecnologia identifica e aponta cada animal, o compara com a média e mostra seu retorno econômico diariamente”, conclui. 

Outro impacto positivo da inovação é em relação ao bem-estar do animal, uma vez que não necessita de manejo para a pesagem. Assim o gado está menos exposto ao estresse e possibilidade de acidentes, muito comuns no processo de aferição tradicional. 

II07929

Funcionamento do sistema 

O sistema é instalado em um corredor individual que, em casos de confinamento, divide a baia em duas partes, separando o cocho e o bebedouro. Já no pasto, o sistema pode ser instalado em passagem de rotacionados ou na entrada de praças de alimentação. Em ambos os casos, o gado circula livremente e seus dados são obtidos por meio da leitura de um brinco eletrônico (RFID UHF) e enviados para uma rede de dados cada vez que o animal passa pelo corredor. 

A partir desse momento, a Bosch processa os dados e fornece indicadores-chave para o cliente. Com a pesagem constante consegue-se verificar, por exemplo, a taxa de ganho diário de peso, a efetividade da dieta, se um dos animais está engordando menos do que deveria, etc. “É a inteligência da informação e a conectividade trabalhando em prol da pecuária brasileira”, reforça Botelho. 

O projeto-piloto foi desenvolvido na Fazenda Santa Fé, do empresário Pedro Merola, localizada na cidade de Santa Helena de Goiás (GO). No local, 22 baias são monitoradas e a projeção é de implementar o sistema nas demais 244 até o fim do ano. Além de aprimorar a gestão operacional da fazenda, com o sistema foi possível verificar, em poucos dias de cocho, quais animais apresentam conversão alimentar baixa e que não trazem retorno financeiro. “Com o sistema da Bosch, você sabe a performance que o boi está atingindo em relação aos demais. Isso é um divisor de águas e a reinvenção da pecuária. Nunca na história do mundo, em escala comercial, isso foi feito antes”, diz Pedro Merola, CEO da Fazenda Santa Fé. 

 

Pesquisa e Desenvolvimento 

II07924O projeto foi iniciado há três anos e o time de desenvolvimento utilizou a ferramenta Design Thinking e outras metodologias ágeis para todo o processo de descoberta, desenvolvimento e início de implementação.  O trabalho estreito com o cliente e os sistemas de feedback constantes possibilitaram ajustes e testes de forma rápida e ágil. O desenvolvimento contou ainda com a colaboração de outros departamentos da Bosch, como a engenharia da Índia, centros de inteligência artificial na Alemanha e nos Estados Unidos e divisões do setor automotivo, além de parcerias externas que foram firmadas com consultorias, especialistas, universidades, fornecedores, entre outros. Institutos de tecnologia também foram acionados em diversos momentos. 

Foto: Divulgação Bosch