BASF realiza estudo sobre sustentabilidade na produção de café

coffee-1059577_1920A Fundação Espaço ECO (FEE) realizou um estudo de sustentabilidade para verificar a produção de café da maior cooperativa produtora e exportadora de café do mundo, a Cooxupé – Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé. Baseado na Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) o estudo utilizou uma ferramenta desenvolvida pela BASF, AgBalance™, que analisa os aspectos sociais, ambientais e econômicos no processo produtivo agrícola.

O café é a segunda commodity mais comercializada do mundo; só no Brasil são vendidos 7 bilhões de dólares, além de representar metade da área plantada de café no planeta. “Já sabíamos de diversos benefícios que o café gera para o Brasil e ao mundo. Queríamos então entender como é a jornada e a sustentabilidade deste setor”, informa Rodolfo Viana, diretor-presidente da FEE.

Dividido entre fase agrícola (safra 2012-2013) e industrial (2008-2015, período de construção do complexo do Japy para beneficiamento do café), o estudo constatou que é possível diminuir o consumo de recursos em cada saca produzida e promover a intensificação sustentável das lavouras, adotando tecnologias para aumentar a produtividade, qualificar a mão de obra e minimizar impactos ambientais.  

Entre as melhorias, está a mudança do transporte de café. Ao substituir as sacas de juta de 60kg, por big bags e containers, a Cooxupé economizou energia para abastecer mais de 55 mil domicílios em um ano, também deixando de emitir gás carbônico equivalente a 4 mil caminhões indo e voltando de Guaxupé até o Porto de Santos.

“A cooperativa e seus produtores estão no caminho certo. Confirmam a maturidade do setor e já colhem os resultados de investimentos em tecnologia e inovação com o aumento da produtividade e rentabilidade. Menciono também a atenção que vem dando aos trabalhadores do setor. A sustentabilidade é real: trabalham os três pilares, beneficiando sempre o meio ambiente, o trabalhador e buscando maior produtividade e rentabilidade”, afirma Eduardo Leduc, vice-presidente sênior da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para América Latina.

De forma simples e didática os resultados do estudo podem ser verificados neste vídeo.

 

Foto: Pixabay/CC/tim1190