BASF lança fungicida para ajudar cultura do feijão

basfA BASF acaba de apresentar seu novo fungicida, o qual pretende suprir as necessidades do produtor rural. Conhecido como SpotTMSC, a novidade ajuda no controle efetivo do mofo branco na cultura do feijão.

A doença, que inicialmente atingia plantações da região Sul do País e era menos frequente em locais mais quentes como o Centro-Oeste, hoje está disseminada em diversas regiões do Brasil.

Segundo o pesquisador da Embrapa, Dr. Maurício Meyer, o mofo branco pode causar perdas de até 70% na lavoura de feijão se não for prevenido ou controlado. A doença ocorre principalmente em altitudes acima de 600 metros, temperaturas amenas e alta umidade no solo, por isso a cultura do feijão irrigado é mais favorável ao aparecimento do fungo.

O novo fungicida da BASF combina dois mecanismos distintos de ação com os ingredientes ativos Boscalida e Dimoxistrobina, que juntos proporcionam a manutenção do potencial produtivo no longo prazo devido à redução das estruturas de resistência conhecidas como escleródios.

“Se o controle não for feito de forma adequada, os escleródios podem sobreviver por um período de até 11 anos”, alerta Stael Prata, gerente de Marketing para Cultura do Feijão da BASF. O mofo branco nas lavouras pode reduzir a produtividade, aumentar o custo por hectare, desvalorizar o preço das terras, interferir na qualidade das sementes e servir como fonte de inoculo na contaminação de outras áreas.   

“O controle químico é uma das ferramentas essenciais para reduzir a incidência do mofo branco, principalmente com o tratamento de sementes e aplicações foliares”, completa Stael.

Foto: Divulgação BASF