BASF apresenta soluções integradas para um manejo fitossanitário eficiente

Foto: Divulgação / BASF

Com o registro dos primeiros casos de ferrugem da soja no estado do Paraná, o agricultor precisa ficar atento as boas práticas para assegurar altas produtividades na safra 19/20. O estado, um dos maiores produtores do cultivo no país, estima um aumento de 22% na produção nesta safra. Os dados foram divulgados na última projeção mensal do Departamento de Economia Rural do estado (Deral).

Diante disso e com objetivo de auxiliar o agricultor no controle de doenças, a BASF leva seu portfólio de soluções no Dia de Campo C.Vale, promovido por uma das principais cooperativas agroindustriais do país. O evento ocorreu entre os dias 07 e 09 de janeiro, no município de Palotina (PR).

A empresa possui portfólio completo para o controle da ferrugem asiática. Quando aparecerem os primeiros esporos é preciso impedir o desenvolvimento e evolução do fungo na área. Neste estágio, recomenda-se a aplicação do fungicida Versatilis®, sempre em associação com fungicidas multissítios, como por exemplo o Status® ou outras soluções registradas para o controle da doença, além de rotacionar com produtos de mecanismo de ação distintos.  

“O manejo preventivo é indicado para inibir ou retardar o aparecimento do fungo, reduzindo os sintomas da doença na plantação. Existem indicações de produtos para cada fase de desenvolvimento da lavoura e da doença”, explica Hélio Cabral, gerente de Marketing Soja da BASF.

De acordo com a Embrapa, as perdas causadas por ferrugem variam de 10% a 90% da produção. “Com a incidência de doenças severas, como a ferrugem da soja, o monitoramento constante e o planejamento na realização das estratégias de controle são muito importantes, incluindo as pulverizações e a escolha de boas soluções. O agricultor tem que pensar em todo o sistema de produção”, destaca o diretor de Negócios do Sul da BASF, Cássio Kirchner.

Ainda durante o evento, a BASF reforça seu portfólio de sementes de soja, com as marcas Credenz® e SoyTech®. Com excelente teto produtivo e sanidade radicular, a variedade ST 644 IPRO apresenta maior tolerância ao stress hídrico e foi a novidade que a BASF apresentou durante o evento. 

Outro destaque é a variedade CZ 26B42 IPRO que possui alto potencial produtivo, com sistema radicular robusto e profundo, o que proporciona melhor aproveitamento dos recursos do solo.