VETnet aproxima SENAI do ensino dual alemão


A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK) organizou, no início de 2015, a visita de uma delegação com representantes do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) à Alemanha, das regionais de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A ação, com o objetivo de apresentar o sistema de ensino dual técnico alemão, aconteceu entre os dias 18 e 24 de abril, no âmbito do Projeto VETnet.


O programa, lançado em outubro de 2013, por meio do Centro de Competência de Formação Profissional da AHK – São Paulo, tem como objetivo fomentar o ensino dual alemão no País, sistema este que alia teoria na escola com prática na empresa.


Para esta viagem, foi elaborado um plano de visitas que incluiu empresas que empregam o sistema, bem como instituições que abordam este modelo de ensino.


O primeiro encontro, realizado na Bosch (Stuttgart), contou com a participação de representantes da Universidade Estadual de Ciências Aplicadas e da Escola Técnica de Formação Profissional, parceiras da empresa alemã na capacitação e formação de aprendizes de nível superior e médio, tendo como base o ensino dual técnico.


O grupo também visitou a Escola Técnica de Waiblingen, onde aprendizes da Stihl recebem a formação teórica, e o próprio Centro de Formação da empresa, onde é desenvolvida a parte prática.


Além das multinacionais, a delegação teve a oportunidade de conhecer o Instituto Federal de Formação Profissional (BIBB), em Bonn, responsável pelas políticas que envolvem a formação profissional no país; ABB Centro de Formação localizado em Berlim, destinado majoritariamente à capacitação de funcionários de PMEs, que não possuem infraestrutura suficiente para ministrar a parte prática do sistema dual técnico em suas instalações.


“A viagem foi uma imersão importante para compreender a sistemática e funcionamento do ensino dual, possibilitando a identificação de aspectos chaves da formação profissional alemã, que sem dúvida é uma referência. Nosso objetivo é contribuir para que possamos realizar uma implementação ‘tropicalizada’ do ensino, respeitando as condições locais e ao mesmo tempo usufruindo da experiência alemã”, afirma Patrícia Caires, diretora do Centro de Competência de Formação Profissional da AHK – São Paulo.


O Projeto VETnet é financiado pelo Ministério Alemão da Educação e Pesquisa e coordenado pela Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK). No Brasil, a iniciativa é implementada pelo Centro de Competência de Formação Profissional da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo. 

Divulgação BIBB
Divulgação BIBB