VDI-Brasil promove congresso de mobilidade

A Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil) promove, no dia 18 de novembro, o Congresso Mobilidade Urbana 2020 em Joinville, Santa Catarina. O evento tem como objetivo discutir desafios e soluções sobre a locomoção nas cidades.

Segundo a VDI-Brasil, a opção pelo automóvel, que parecia ser a resposta eficiente do século XX à necessidade de circulação, levou à paralisia do trânsito, com desperdício de tempo e combustível, além dos problemas ambientais de poluição atmosférica e de ocupação do espaço público. Por isso, é necessário promover alternativas de locomoção mais sustentáveis e inteligentes nas grandes concentrações urbanas.

Além disso, a frota de automóveis e motocicletas teve crescimento de até 400% nos últimos dez anos no Brasil, o que tem exigido uma nova postura por parte das prefeituras e da sociedade para a busca de soluções. Dessa forma, o evento surge como uma plataforma de discussão sobre a necessidade de planejamento da mobilidade urbana e de incentivo a parcerias entre fortes e competentes parceiros.

“Atualmente, os programas de Mobilidade Urbana promovidos pelo governo federal (PAC 2) visam fomentar a cidadania e a inclusão social por meio da universalização do acesso aos serviços públicos de transporte coletivo e das ações estruturantes para o sistema de transporte coletivo urbano, apoiando a qualificação e ampliação de infraestrutura de mobilidade urbana. Estão sendo investidos recursos em metrôs, Bus Rapid Transit (BRTs), veículos leves sobre trilhos, aeromóvel, entre outros”, afirma Christian Müller, presidente da VDI-Brasil.

Para mais informações, acesse: http://www.mobilidade2020.com.br/index.php?id=74

CC/ Flickr/ Smith Design
CC/ Flickr/ Smith Design