Trained-in-GermanY aconteceu em São Paulo

Aconteceu nesta quarta-feira (15), em São Paulo, a primeira edição da Trained-in-GermanY, feira de contatos e carreiras voltada a jovens e profissionais que estudaram, pesquisaram e/ou trabalharam na Alemanha, ou estudaram em instituições alemãs no Brasil. No evento, os participantes puderam contatar e conhecer melhor empresas alemãs com atuação no Brasil.

Realizada pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo junto com o Alumniportal Deutschland, a feira integra a programação de eventos da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014, e tem o apoio do Ministério alemão para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ, na sigla em alemão).

A programação do evento contou com um debate de abertura e com dezoito palestras, ministradas por profissionais responsáveis por RH nas subsidiárias alemãs no Brasil, nas quais falaram sobre o perfil dos profissionais recrutados por suas empresas, possibilidades de desenvolvimento de carreiras, assim como necessidades atuais e futuras em termos de recursos humanos. Os estandes das empresas no espaço da feira também permitiram contatos individuais.

O alemão como um diferencial

Os participantes do debate de abertura da feira destacaram as razões pelas quais vale a pena aprender o alemão e/ou estudar na Alemanha. De acordo com Wagner Brunini, vice-presidente de Recursos Humanos da BASF, o idioma internacional oficial da companhia química é o inglês, e o alemão é considerado um “Nice to have”. “No entanto, se eu trabalho numa empresa internacional, vou buscar, como minha segunda língua estrangeira, a língua da bandeira da empresa – no caso, o alemão”, ressaltou.

Christian Müller, vice-presidente da B. Grob, apontou que, no caso de empresas de médio porte, como a B. Grob, o alemão passa de um “Nice to have” para um “Must have” e que, para ascender na carreira neste tipo de empresa o alemão é essencial. Santina Marchetti, gerente de administração de pessoal da Faber Castell, afirmou que, assim como nas Basf, o idioma oficial da empresa é o inglês, mas que a companhia estimula os funcionários a buscarem o alemão como um diferencial, especialmente para quem pretende fazer carreira internacional.

Gilson Martins, analista técnico e econômico da OCEPAR (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), fez seu doutorado em Economia Industrial e Sustentabilidade na Universidade de Freiburg, e contou que o alemão pode não ser mandatório para a maioria das empresas, mas é visto como um diferencial e como um “atestado de qualidade” do profissional, lhe dá prestígio e o leva adiante. Por fim, o diretor do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) no Brasil, Martin Gegner, ressaltou que o alemão é o idioma mais falado na Europa, com 100 milhões de falantes nativos, contra 50 milhões do inglês, o que atesta a importância da língua.

Sobre o Alumniportal Deutschland

O portal é direcionado a todos aqueles que estudaram, pesquisaram ou fizeram algum curso na Alemanha. Nesse espaço virtual, as empresas podem inserir no site www.alumniportal-deutschland.org anúncios de vagas, encontrar perfis de candidatos potenciais e comunicar eventos, além de divulgar novos projetos. Todos esses serviços são gratuitos, e o portal reúne uma comunidade de aproximadamente 65 mil associados espalhados por mais de 180 países.

Entre os parceiros da cooperação do Alumni Portal Alemanha/Alumniportal Deutschland estão a Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK), o Instituto Goethe, a Fundação Alexander von Humboldt, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), a Sociedade Alemã para Cooperação Econômica (GIZ) e o Centro para a Imigração e Desenvolvimento Internacional (CIM). O Alumniportal Deutschland tem o apoio do Ministério alemão para a Cooperação Econômica (BMZ) e do Ministério das Relações Exteriores daquele país (AA).

 

Carlo Ferreri/AHK-SP
Carlo Ferreri/AHK-SP