Seminário discute exemplos de inovação

A indústria do futuro – ou indústria 4.0 – é um tema que vem sendo muito discutido atualmente como um projeto da estratégia high-tech do governo alemão para promover a computadorização de indústrias tradicionais, e que abriria novas portas para o setor de produção mundial na chamada 4ª Revolução Industrial.
Neste cenário, no próximo dia 12 de novembro, no Club Transatlântico, em São Paulo, acontece o III Seminário Brasil-Alemanha de Inovação – realizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), por meio de seu Departamento de Inovação e Tecnologia (DIT), que irá debater este e outros assuntos.

O evento reunirá executivos brasileiros e alemães de grandes empresas, representantes de universidades e de órgãos de ambos governos e tem como objetivo fomentar o intercâmbio de conhecimento e um networking entre os presentes. Em um formato diferenciado, o seminário traz palestras e mesas-redondas, informando ao público de forma dinâmica os diferentes cenários dos dois países, as sinergias e oportunidades de cooperação e aumento de competitividade por meio da inovação.

“Indústria do futuro – Tecnologias como alavanca para o aumento da produtividade” é o tema do painel que abre o evento. Ele recebe como moderador Carlos Buch Pastoriza, presidente da ABIMAQ.

José Borges Frias, diretor de Marketing Estratégico e Business Excellence da Siemens no Brasil; Paulo Zanini, Chefe de Gestão de Produtos da Robert Bosch no Brasil; Edouard Mekhalian, diretor Geral da Kuka Robotics no Brasil; e o Prof. Dr.-Ing. Klaus Schützer, do Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura da Universidade Metodista de Piracicabaserão os palestrantes deste primeiro encontro, às 10h30.

O segundo painel do dia traz o tema “A importância dos centros de P&D para a indústria”, com a participação de Ronald Dauscha, diretor da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), que será o responsável por moderar os debates. Os centros de P&D que atuam em proximidade com os clientes possuem diversas vantagens tais como compreender melhor suas necessidades e selecionar possíveis problemas mais rapidamente. Foram convidados para discutir o tema: Igor Nazareth, da Secretaria da Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior (MDIC); Ademar De Geroni Jr – Diretor de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento para BASF Proteção de Cultivos – América Latina; Fernando Ranieri, diretor de Desenvolvimento Tecnológico da Embraer; Markus Will, Chefe do Escritório Brasileiro de Projetos do Instituto Fraunhofer de Sistemas de Produção e Tecnologia de Design; e o Prof. Dr.-Ing. Oskar Haidn, da Universidade Técnica de Munique.

O tema “As oportunidades da biotecnologia no Brasil” encerra o ciclo de painéis do evento, com moderação de Mauro Rebelo, sócio da Bio Burea. Paulo Alvarenga, vice-presidente do Grupo ThyssenKrupp Brasil; Ademar De Geroni Jr – Diretor de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento América Latina da BASF Proteção de Cultivos do Brasil; Glaucia Souza, coordenadora do Programa de Pesquisa em Bioenergia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; e o Prof. Dr. Joachim Werner Zang, do Instituto Federal de Goiás e Instituto para Bio e Geociência lideram o debate sobre o assunto, que vem sendo muito discutido tanto em países emergentes como desenvolvidos. O Brasil é um país com forte participação neste mercado.

Entre os painéis também serão realizadas palestras relacionadas à inovação, e empresas alemãs instaladas no Brasil mostrarão cases de sucesso, novas tecnologias, processos e produtos. Às 18h acontece o encerramento do seminário, com a participação de Paulo Stark, presidente e CEO da Siemens no Brasil. Em seguida, inicia-se a entrega do Prêmio de Inovação Brasil-Alemanha, que inclui um coquetel, apresentações e depoimento dos finalistas e vencedores.

III Prêmio de Inovação Brasil-Alemanha
Com objetivo de identificar e reconhecer esforços inovadores realizados por empresas brasileiras ou alemãs instaladas no Brasil, o anúncio dos vencedores do III Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação acontece ao final do Seminário (12 de novembro).
Neste ano, o prêmio, além de contar com a Categoria Desafio – para empresas brasileiras ou alemãs de todos os portes instaladas no Brasil, que tenham desenvolvido projeto de inovação tecnológica, produto ou processo, voltado para geração e uso eficiente de energia; traz uma novidade: a Categoria Startups e PMEs. Nesse caso só puderam se inscrever empresas com faturamento até R$ 60 mil e os projetos de inovação tecnológica, produto ou processo, precisam ter resultados que impactaram o negócio e/ou a sociedade.

Além da visibilidade e oportunidade de parcerias e negócios, os três primeiros colocados de cada categoria participam com o seu projeto inovador durante o evento de premiação, além de terem os projetos divulgados a empresas patrocinadoras e parceiros institucionais do Departamento de Inovação e Tecnologia. Já o primeiro colocado de cada categoria será contemplado com uma viagem à Alemanha para visitar uma feira dentro do seu segmento e Institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O III Seminário Brasil-Alemanha de Inovação e o Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação contam com apoio e patrocínio das empresas BASF, Bayer, Siemens e Volkswagen.

Serviço
III Seminário Brasil-Alemanha de Inovação e III Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação

Quando: 12 de novembro, das 9h às 18h
Onde: Club Transatlântico, na Rua José Guerra, 130, Chácara Santo Antônio, São Paulo
Inscrições: até 30 de outubro o VAGAS LIMITADAS
Seminário Brasil Alemanha de Inovação (+ Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha de Inovação)

– Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha de Inovação

Programação e mais informações: www.inobrasilalemanha.com.br
 

AHK-SP
AHK-SP