Seminário discute exemplos de inovação


No próximo dia 12 de novembro, no Club Transatlântico, em São Paulo, acontece o III Seminário Brasil-Alemanha de Inovação – realizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), por meio de seu Departamento de Inovação e Tecnologia (DIT), que irá debater as principais tendências da temática inovação.


Envolver e potencializar a inovação e a tecnologia entre o Brasil e a Alemanha, além de promovê-las como diferenciais competitivos tem sido a meta do DIT, que celebra com o seminário um dos maiores eventos neste âmbito.


O encontro, que reunirá executivos brasileiros e alemães de grandes empresas, representantes de universidades e de órgãos de ambos governos, tem como objetivo fomentar o intercâmbio de conhecimento e um networking entre os presentes. Em um formato diferenciado, o seminário traz palestras e mesas-redondas, informando ao público de forma dinâmica os diferentes cenários dos dois países, as sinergias e oportunidades de cooperação e o aumento de competitividade por meio da inovação.


“Indústria do futuro – Tecnologias como alavanca para o aumento da produtividade” é o tema do painel que abre o evento, às 10h30. Ele recebe como moderador Carlos Buch Pastoriza, presidente da ABIMAQ. Edouard Mekhalian, um dos palestrantes do painel, possui 32 anos de experiência em automação industrial e robótica, e atuou como gerente de operações e diretoria em grandes empresas como Siemens e Prensas Schuler. Atualmente ocupa o cargo de Diretor Geral da KUKA Roboter do Brasil.


O segundo painel do dia traz o tema “A importância dos centros de P&D para a indústria”, com a participação de Ronald Dauscha, diretor da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), que será o responsável por moderar os debates. Igor Nazareth, que também possui um espaço na apresentação, trabalhou por dois anos na Coordenação-Geral da Diretoria de Fomento à Inovação, no Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior. O painel explicará a importância e vantagens da atuação dos centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) em proximidade com os clientes, tais como compreender melhor suas necessidades e selecionar possíveis problemas mais rapidamente.


O assunto biotecnologia vem sendo muito discutido tanto em países emergentes como desenvolvidos. O Brasil é um país com forte participação neste mercado. Portanto, o tema “As oportunidades da biotecnologia no Brasil” encerra o ciclo de painéis do evento, com moderação de Mauro Rebelo, sócio da Bio Burea.


Entre os painéis também serão realizadas palestras relacionadas à inovação, e empresas alemãs instaladas no Brasil mostrarão cases de sucesso, novas tecnologias, processos e produtos. Às 18h acontece o encerramento do seminário, com a participação de Paulo Stark, presidente do Comitê de Inovação da Câmara Brasil-Alemanha e presidente e CEO da Siemens no Brasil.


Paralelamente ao evento, acontecerá a Feira de Carreiras Ciência sem Fronteiras Brasil-Alemanha, com apoio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Em seguida, inicia-se a entrega do Prêmio de Inovação Brasil-Alemanha, que inclui um coquetel, apresentações e depoimento dos finalistas e vencedores.


III Prêmio de Inovação Brasil-Alemanha
Com objetivo de identificar e reconhecer esforços inovadores realizados pelas empresas, o anúncio dos vencedores do III Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação acontece ao final do Seminário.


Neste ano, os três finalistas da Categoria Desafio – para empresas brasileiras ou alemãs de todos os portes instaladas no Brasil, que tenham desenvolvido projeto de inovação tecnológica, produto ou processo, voltado para geração e uso eficiente de energia – são: Braskem S.A. com o projeto Braskem Maxio; a Embraco, com o projeto Tecnologia Wisemotion e Voith Hydro, com o StreamDiver.


Uma novidade é a Categoria Startups e PMEs, que traz os finalistas ISystems, com seu projeto Leaf Águas; Softwell Solutions, com o Maker 3 e StoryMax, com o projeto StoryMax.


O primeiro colocado de cada categoria será contemplado com uma viagem à Alemanha para visitar uma feira dentro do seu segmento e Institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação.


O III Seminário Brasil-Alemanha de Inovação e o Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação contam com apoio e patrocínio das empresas BASF, Bayer, Siemens e Volkswagen.



Serviço
III Seminário Brasil-Alemanha de Inovação
III Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação
Feira de Carreiras Ciência sem Fronteiras Brasil-Alemanha


Quando: 12 de novembro, das 9h às 18h
Onde: Club Transatlântico, na Rua José Guerra, 130, Chácara Santo Antônio, São Paulo
Inscrições: até 30 de outubro o VAGAS LIMITADAS
– Seminário Brasil Alemanha de Inovação (+ Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha de Inovação)
http://www.ahkbrasil.com/iframes_site_ahk_typo3/ver_evento.asp?id=3475&area=Eventos
–  Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha de Inovação
http://www.ahkbrasil.com/iframes_site_ahk_typo3/ver_evento.asp?id=3476&area=Eventos
– Feira de Carreiras Ciência sem Fronteiras Brasil-Alemanha
http://www.ahkbrasil.com/iframes_site_ahk_typo3/ver_evento.asp?id=3509&area=Eventos


Programação e mais informações: www.inobrasilalemanha.com.br
 

AHK-SP
AHK-SP