Semana de provas na Volkswagen: Formação Dual de Mecatrônica

O departamento de Formação Profissional da Câmara de Foto 3Comércio e Indústria Brasil-Alemanha iniciou hoje, dia 23 de abril, a primeira etapa das provas práticas da Formação Dual de Mecatrônica. As provas ocorrerão até o dia 26 deste mês, na empresa Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo. Elas serão aplicadas para 15 alunos desta formação, sendo a maioria colaboradores da empresa Volkswagen e demais alunos de empresas parceiras, como a B. GROB do Brasil e a Scania Latin América.

A prova conta com avaliadores de um seleto grupo de engenheiros e técnicos que constituem o Comitê de Mecatrônica da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. O Comitê é responsável por analisar e corrigir os termos técnicos das provas previamente traduzidas do alemão para o português, além de avaliarem o rendimento dos alunos durante as avaliações. O Comitê é coordenado por Christian Schulz, da ZF do Brasil e Alejandro Meyer da Siemens e também conta com a participação de especialistas das empresas Audi do Brasil, B. GROB do Brasil, Festo Brasil, Robert Bosch, STIHL Ferramentas Motorizadas e Vulkan do Brasil e da instituição SENAI.

Foto 1A Formação Dual de Mecatrônica, conforme modelo alemão, teve início no Brasil em 2016 e a Volkswagen foi a pioneira empresa a participar desta formação. A primeira turma contou com 20 alunos, sendo 12 da Volkswagen e 08 de empresas parceiras. As empresas Robert Bosch e  STIHL também oferecem a mesma formação desde o ano passado, e os alunos farão a primeira prova em novembro e dezembro deste ano.

Fotos: Patrícia F. Caires AHK-SP