Schmersal mostra modelo de gestão de sucesso


A Câmara de Comércio Brasil-Alemanha e a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil), juntamente com a ACE Schmersal, organizaram o seminário que apresentou o “Schmersal Visual Management”, na sede da companhia de origem alemã em Boituva (SP), nesta terça-feira (21).



A fabricante de produtos para automação, elevadores e segurança de máquinas e equipamentos inaugurou sua unidade brasileira em 1974. Ela possui, hoje, um portfólio de mais de 20 mil produtos, 300 funcionários e um faturamento anual de € 40 milhões (o que representa cerca de 25% do resultado mundial da companhia) – com uma estimativa de um crescimento anual de 15% nos próximos anos.



Desde 2009, a subsidiária brasileira vem aplicando em suas operações os princípios do Lean Manufacturing, filosofia de gestão focada na redução de desperdícios, qualidade total, flexibilidade e melhoria contínua. Dessa aplicação nasceu o Schmersal Visual Management, que é, nas palavras do diretor superintendente da companhia no Brasil, Rogério Baldauf, “um sistema de acompanhamento e visualização dos processos de cada setor da empresa, de forma que fica transparente quais são as prioridades, onde estão os problemas e onde temos que atuar para solucioná-los a cada momento”.



As ordens de produção, por exemplo, que antes eram impressas, passaram a ser feitas em tablets, e o status de cada novo pedido que entra é visto em monitores espalhados por todos os setores produtivos e administrativos, em tempo real. “É um sistema de ‘passagem de bastão’ online, de modo que os processos são vistas como fluxos, e não como ilhas”, ressaltou Baldauf em sua apresentação no seminário.



Dentre os ganhos culturais da implantação do sistema, o executivo destacou o estímulo à transparência, o aumento da autoestima e da autocobrança e o estímulo à sinergia. No campo dos ganhos econômicos, estão a redução do uso de papel (10 mil folhas deixaram de ser consumidas por mês), a agilidade nos processos, a velocidade no atendimento ao cliente e a maior definição de prioridades.



“Conquistamos a diminuição dos prazos de entrega, uma melhoria drástica no seu cumprimento (que hoje gira em torno de 99%), a redução de custos decorrente da queda no tempo dos processos e um menor prazo de lançamento de novos produtos (o que chamamos de time to market)”, afirmou Baldauf.



O dirigente destacou, ainda, que a resposta dos funcionários à implantação foi excelente, e certamente contribuiu para colocar a Schmersal entre as 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, título concedido pela consultoria Great Place to Work e pela revista Época na metade de agosto.

Amanda Rodrigues Véras/AHK-SP
Amanda Rodrigues Véras/AHK-SP