Recife sedia escritório da Câmara Brasil-Alemanha


A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK, na sigla em alemão) inaugurou, nesta quarta-feira (14), em Recife (PE), seu escritório regional para o Nordeste e Norte do Brasil. O objetivo da nova unidade é favorecer a efetivação de negócios e cooperações entre empresas e instituições da região com parceiras alemãs. A nova unidade funcionará inicialmente na sede do Consulado Alemão em Recife. Segundo o presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, Weber Porto, a capital pernambucana é vista como estratégica para os empresários alemães.



“Atrativos como o Porto de Suape, os modais logísticos que serão viabilizados pela ferrovia Transnordestina, o crescente mercado de consumo nordestino, as demandas por investimentos em infraestrutura, o imenso potencial do Nordeste para a produção de energia limpa, enfim, o conjunto desses fatores tem chamado a atenção de empresas alemãs e justificado a visita de delegações à região para analisar oportunidades. A decisão de se implantar uma nova Câmara em Recife nos pareceu, portanto, um passo lógico a ser tomado”, conclui o dirigente da AHK-SP.



Thomas Wülfing, cônsul geral da Alemanha no Recife, complementa esse posicionamento lembrando que nos últimos quatro anos a região Nordeste passou por um forte desenvolvimento que reforçou a posição do Recife como importante centro econômico e político. Para o diplomata, o interesse econômico alemão ficou muito tempo centrado nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, mas agora está procurando oportunidades em outras áreas do País. “Há demandas no Nordeste que podem ser atendidas com os produtos e serviços alemães”, afirma.



A decisão de fortalecer a estrutura da entidade na capital pernambucana decorre também do trabalho de atração de investimentos do governo estadual, que incluiu reforços importantes na infraestrutura local, formação de mão de obra e promoção direta de intercâmbio comercial. O próprio governador Eduardo Campos, acompanhado por uma delegação de políticos e empresários pernambucanos, visitou em 2011 a sede da Câmara em São Paulo, buscando atrair investimentos alemães. Desde então, duas delegações de empresas já visitaram a região e uma terceira está agendada para fevereiro de 2013.



Weber Porto explica que o novo escritório deverá se transformar em uma plataforma regional para empresas e instituições de ambos os países no que tange a oportunidades na região. Caberá à unidade acompanhar delegações comerciais, aproveitar parcerias, levantar informações, realizar eventos e fomentar formação profissional. Outro objetivo é estimular cooperações entre empresas e institutos de pesquisa, visando o desenvolvimento de projetos de transferência de tecnologia e inovação. O presidente da AHK-SP acredita que os setores onde existem as maiores possibilidades de cooperação são o de máquinas e manufatura, energias renováveis, petróleo e gás e tecnologias sustentáveis, nos quais a Alemanha ganha cada vez mais projeção internacional.



“Estamos certos de que a nova unidade da Câmara Brasil-Alemanha em Recife se transformará em uma base a partir da qual serão criadas, em Pernambuco e nos demais estados do Norte e do Nordeste, condições para fortalecer a economia local e as relações com a Alemanha. O fomento de cooperações colabora para que o Brasil se mantenha na posição de maior parceiro de negócios da Alemanha na América Latina. E, da mesma forma, colabora para que a Alemanha continue sendo o principal parceiro brasileiro na Europa”, finaliza Porto.

Hans von Manteuffel/AHK-SP
Hans von Manteuffel/AHK-SP