Projeto fomenta o Paraesporte brasileiro

A iniciativa Atletas do Futuro – Fundo Paraesportivo Brasil-Alemanha, promovida pelo Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha (ISCBA), o Esporte Clube Pinheiros (ECP) e empresas alemãs e brasileiras, teve seu lançamento oficial nesta terça-feira (29) no ECP, em São Paulo. O projeto visa aproximar o mercado corporativo e o paradesporto, incentivando a formação de atletas com deficiência e contribuindo para a inclusão social.

A ação conta atualmente com dezessete atletas de alto rendimento nas modalidades natação, esgrima, atletismo e remo, que foram apresentados à imprensa na ocasião. Além de fomentar a preparação desses profissionais para as grandes competições nacionais, internacionais e Paralimpíadas, o projeto tem como objetivo identificar novos talentos e apoiar os atletas para um futuro pós-carreira no mercado de trabalho.

O ISCBA promove a iniciativa junto às empresas e o Esporte Clube Pinheiros é responsável pela gestão esportiva dos atletas, administração dos recursos e prestação de contas. Todo o investimento é utilizado para a compra de material esportivo, uniformes e equipamentos, manutenção dos locais de treinamento, pagamento de equipe técnica, viagens e competições.

Para os anos de 2015 e 2016, está prevista a ampliação do escopo da iniciativa, além da sequência do projeto de capacitação e inclusão profissional, com a busca de mais benefícios aos atletas.

Medalhistas

Entre os esportistas presentes na coletiva, o nadador André Brasil, dez vezes medalhista paralímpico em Pequim 2008 e Londres 2012 e padrinho da ação, finalizou a apresentação, destacando a importância do Atletas do Futuro em mostrar que “pessoas com deficiência também podem realizar coisas grandiosas.”

Além de Brasil, outros esportistas de destaque integram o grupo dos dezessete: Alan Fonteles (atletismo), medalhista de ouro nas Paralimpíadas de Londres de 2012; Claudia Cícero dos Santos (remo), campeã mundial da categoria; e Alex Sandro de Souza (esgrima), campeão brasileiro e que ao final da coletiva participou de uma aula demonstrativa para a imprensa.

A iniciativa faz parte da programação oficial da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014.

Fotos: Ricardo Bufolin/Esporte Clube Pinheiros
Fotos: Ricardo Bufolin/Esporte Clube Pinheiros