Programa da Câmara seleciona startups para serem aceleradas

Ganhadores do IV Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação.
Ganhadores do IV Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação.

Com o crescimento da utilização do modelo de inovação aberta, empresas de grande porte e startups vêm se aproximando em virtude do alto potencial desta relação. Neste sentido, a Câmara Brasil-Alemanha lançou em 2016, em comemoração ao seu centenário, a iniciativa Startups Connected, que centraliza todas ações direcionadas às startups, sendo composta pelo Prêmio Brasil-Alemanha de Startups, AHK Startups Accelerator e AHK Startups Hub.

As startups vencedoras do IV Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação foram anunciadas no dia 29 de setembro em uma cerimônia realizada após o IV Seminário Brasil-Alemanha de Inovação (http://bit.ly/2eBXPnl). A partir desta data se iniciou o processo de seleção para o programa AHK Startups Accelerator, que definiu na última sexta-feira as 5 startups que participarão do programa de aceleração.

  • Categoria “Ciências da Vida” – @Bayer: Oxiot
  • Categoria “Cidades do Futuro” – @BASF: Piipe
  • Categoria “Cultura” – @Club Transatlântico: Cennarium
  • Categoria “Digitalização” – @Siemens: Forsee
  • Categoria “Mobilidade” @Volkswagen: Nexer

A AHK Startups Accelerator é um programa de aceleração de startups, que tem como objetivo validar o modelo de negócio e produto das startups participantes, além de promover oportunidades de negócio e cooperação entre elas, as empresas patrocinadoras e instituições apoiadoras. A partir da participação no programa de três meses, customizado individualmente e realizado por uma consultoria especializada, as startups terão acesso a diversos benefícios alinhados com os objetivos do programa.

Uma das formas de identifica-las é o Prêmio Brasil-Alemanha de Startups, que possui mais de 500 startups participantes desde seu início, que se deu em 2013. Todo processo de seleção é organizado pela Câmara Brasil-Alemanha, porém a escolha é de responsabilidade das empresas patrocinadoras e instituições apoiadoras.

As empresas patrocinadoras, além de terem acesso os modelos de negócio, já validados pelo programa, podem interagir com diversos outros empreendedores.

PIIPEE

Pensando na redução de custos e consumo de água de maneira imediata, simples e barata, a startup PIIPEE, selecionada na Categoria Cidades do Futuro, propõe resolver o problema de consumo e desperdício de água nos vasos sanitários, através de uma solução biodegradável que elimina em 100% o uso da água com um dispositivo que é acoplado na bacia sanitária, sem a necessidade de reformas e que reduz em até 75% o custo de consumo.

Cennarium

Os espetáculos de artes cênicas e performances acontecem somente nos principais centros culturais do mundo, restringindo um acesso mais democrático à esta expressão artística. Pensando nisso, a Cennarium, selecionada da Categoria Cultura, visa difundir as artes cênicas através do formato audiovisual e das plataformas digitais das próprias startup e parceiros, além de contribuir para intercâmbio cultural e artístico.

Nexer Labs

A Nexer Labs, selecionada da Categoria Mobilidade, transforma carros comuns em conectados. Os motoristas passam a ter uma condução mais consciente, econômica e segura, colocando os automóveis para a vida digital do condutor.

Oxiot

Pensando nos processos e produtos abrangentes ao Home Care, a Oxiot, selecionada da Categoria Ciências da Vida, procura, por meio tecnologias ligadas à Indústria 4.0, identificar remotamente a autonomia do cilindro, garantindo que o paciente não fique sem oxigênio suplementar. Já em hospitais, propõe a diminuição do desperdício de gases medicinais, além de reduzir glosas no faturamento e determinar custos por paciente. Em ambos os casos, o objetivo principal é monitorar remotamente a adesão do tratamento à prescrição médica.

Forsee

Se uma empresa necessita aumentar a baixa produtividade e sofre com altos custos de produção, prazos de entrega atrasados e subutilização de recursos, seja por fatores culturais, de gestão, sincronia de recursos, falta de treinamento, a selecionada da Categoria Digitalização mostrou uma solução útil. A Forsee utiliza um framework composto por modelos matemáticos que permite alcançar produtividade remota, sem que haja instalação de hardware ou visita de um consultor. 

Dobre o STARTUPS CONNECTED

A iniciativa Startups Connected promove negócios e cooperações entre empresas associadas à Câmara Brasil-Alemanha, startups e instituições cientificas dos dois países. Por este motivo, possui parcerias com os principais atores do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Brasil e da Alemanha. Em 2016, a iniciativa contou com patrocínio das empresas Basf, Bayer, Club Transatlântico, Siemens e Volkswagen e apoio do DWIH (Centro Alemão de Ciência e Inovação).

 Foto: AHK São Paulo/Becaclick