Presidente fala sobre parcerias estratégicas com Brasil

O presidente da Alemanha Christian Wulff participou, nessa sexta-feira (6), da inauguração do espaço onde será instalado o Centro Alemão de Inovação e Ciência (DWIH), localizado na Câmara Brasil- Alemanha, em São Paulo.


O DWIH começará a funcionar no segundo semestre e tem como objetivo intensificar o intercâmbio de profissionais e ideias no campo da ciência e da pesquisa, servindo como plataforma para projetos bilaterais. Além da futura unidade brasileira, o Centro está presente apenas em Moscou, Nova York, Nova Déli e Tókio.


Wulff destacou a importância da troca de conhecimentos entre os países, com destaque para o setor de energias renováveis e tecnologias para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.


“A troca de tecnologias e know-how entre os dois países é muito importante, principalmente nos temas atuais para o Brasil como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016”, disse. A Alemanha possui especialistas em áreas relacionadas a megaeventos, adquiridos após a realização da Copa de 2006 no país.


Após a cerimônia, o presidente participou de uma reunião-almoço na sede da Câmara, onde falou a empresários brasileiros e alemães. Ele revelou que Dilma Rousseff, com quem se encontrou na quinta-feira (5), pretende intensificar o número de estudantes brasileiros na Alemanha, com meta de enviar até 10 mil jovens ao país no próximo ano.


Outro ponto chave da relação bilateral, segundo Wulff, são os investimentos em energias renováveis. Ele afirmou que o Brasil é um exemplo na área, já que depende muito pouco da energia atômica, uma das principais fontes energéticas da Alemanha.

AHK/ Carlo Ferreri
AHK/ Carlo Ferreri