Prêmio von Martius recebe inscrições até o dia 1º de setembro

von Martius-01Desde o dia 27 de março as inscrições para a mais importante premiação das áreas de Meio Ambiente e Sustentabilidade estão abertas. O Prêmio von Martius de Sustentabilidade é realizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) desde 2000 e tem como objetivo reconhecer iniciativas de empresas, do poder público e da sociedade civil que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural no contexto do desenvolvimento sustentável.

Mais de dois mil projetos já foram recebidos e analisados nestes 17 anos de existência da iniciativa o que somente reforça o compromisso da sociedade como um todo com o desenvolvimento sustentável.

O Prêmio conta com três categorias nas quais interessados podem inscrever seus projetos: Natureza – voltada para projetos que priorizam a preservação e conservação da flora e da fauna, assim como iniciativas que possibilitem a inserção no programa de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL/Protocolo de Kyoto) e programas de valorização pública dos princípios de preservação e conservação do meio ambiente; Humanidade – focada em ações que priorizam a educação ambiental e social, além de projetos que visam a adoção de valores sociais, culturais ou ambientais; e Tecnologia – premia projetos que desenvolvem tecnologias socioambientais, adotam o uso de equipamentos ou processos industriais que trazem ganhos ambientais consideráveis e otimizam técnicas que visam a preservação de recursos minerais.

“O Prêmio von Martius de Sustentabilidade reforça o compromisso da Alemanha e das empresas de capital alemão instaladas no Brasil com o desenvolvimento sustentável. O contínuo crescimento, tanto da quantidade como da qualidade dos projetos apresentados desde sua primeira edição até hoje, validam a importância desta iniciativa”, afirma Daniely Andrade, Diretora do Departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética da AHK São Paulo, responsável pela realização da premiação.

Em sua última edição, o Prêmio teve como vencedor na categoria Natureza a iniciativa “Araucária+” que visa a conservação e a restauração da floresta com araucárias. A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) levou o primeiro lugar na categoria Humanidade com o Projeto de Certificação de Fornecedores que tem como objetivo estabelecer o fornecimento responsável na cadeia produtiva da indústria têxtil brasileira. Na categoria Tecnologia o destaque foi o projeto desenvolvido pela Iniciativa Verde e patrocinado pela Petrobras, o Plantando Águas. A iniciativa engloba um plano de adequação de pequenas propriedades rurais com instalações de saneamento básico e sistemas produtivos sustentáveis na cidade de São Carlos (SP). Por conta do centenário da AHK São Paulo em 2016 o Prêmio contou com uma quarta categoria Startups – Recursos Hídricos que premiou a Agrosmart, uma plataforma online que permite o cultivo inteligente com o objetivo de melhorar a produtividade e otimizar o uso de recursos na agricultura.  

Neste ano, as inscrições para concorrer ao Prêmio estão abertas até o dia 1º de setembro (data da postagem do projeto). O regulamento, a ficha de inscrição e mais informações estão disponíveis no site www.premiovonmartius.com.br.